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Levantamento prévio do Governo de Estima investimentos elevados apenas para uma primeira ação de remoção do lixo, entulhos, limpeza e recuperação prévia das vias e estradas e locais públicos:
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<p>A dimensão dos estragos materiais e consequentemente também sociais em razão da recente enchente começa a ser calculada em Estrela. Segundo dados prévios, a estimativa é que os valores necessários a serem investidos ultrapassem os R$ 50 milhões apenas para uma primeira ação de limpeza de vias urbanas, rurais e parques, ainda recuperação inicial das mesmas, e também remoção de lixo e entulhos. Ao todo são cerca de 250 km de vias atingidas e estimativa de até 45 mil toneladas de entulhos somente na área urbana. Como comparação, a enchente de setembro de 2023 foi de 15 mil toneladas.</p>
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<p>Diversas operações já estão em andamento, com força municipal e de equipes terceirizadas, assim como empresas voluntárias. Segundo primeiro estudo, são mais de 65 km de vias urbanas e outros 183 km de estradas rurais que foram atingidas e que precisarão de remoção de lodo e entulhos, limpeza e reparos em diversas escalas, como por exemplo a colocação de brita em estradas rurais que permita ao menos a circulação em um primeiro momento de maneira mais emergencial. Somente com estas operações calcula-se gastos com mais de R$ 27,4 milhões.</p>
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<p>No que se refere à limpeza urbana, incluindo o desentupimento das redes pluviais, remoção dos entulhos, estruturas de casas, do lixo acumulado, também em parques e praças, estima-se custos superiores a R$ 21,1 milhões. Dentro de um cálculo inicial, são mais de 45 mil toneladas de materiais, três vezes mais que na enchente de setembro de 2023, até então considerada a maior da história. Há de se considerar que muitas casas e locais comerciais, assim como também indústrias, ainda estão avaliando o uso ou não de diversos itens e uma posterior remoção dos mesmos ainda pode impactar drasticamente nestes números.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Geólogo Marcelo Gramani esteve em Westfália no domingo e na segunda-feira:
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<p>Diante das fortes e intensas chuvas que atingiram Westfália desde o dia 29 de abril, registrando mais de 700 milímetros, alguns pontos do Município apresentaram rachaduras no solo e deslizamentos. Estas áreas de risco foram monitoradas em conjunto por profissionais e moradores, desde o princípio, tendo em vista garantir a segurança de toda a comunidade.</p>
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<p>Neste sentido, no domingo e na segunda-feira à tarde, dias 05 e 06 de maio, Westfália recebeu a equipe da Defesa Civil de São Paulo, a qual vem prestando serviço voluntário em todo o Vale do Taquari. O geólogo Marcelo Gramani, acompanhado da Brigada Militar, do prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, e do secretário de Obras, Viação e Interior, Élcio José Lupatini, visitou, vistoriou e avaliou áreas de maior risco no Município.</p>
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<p>No momento, a orientação é para que os moradores de áreas de risco deixem as residências especialmente em dias de chuva forte, uma vez que as encostas seguem encharcadas e há nova previsão de altos índices de chuva para os próximos dias. Gramani, que tem mais de 20 anos de experiência, também orientou os moradores sobre como contribuir com o Município com informações de movimentação de massa nos pontos, uma vez que este monitoramento é importante e deve ocorrer constantemente.</p>
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<p>É fundamental que a população se mantenha alerta nos próximos dias e informe a Prefeitura sobre qualquer alteração que venha a ocorrer. “Precisamos primar pela segurança de todos. Por isto, pedimos a compreensão e colaboração da comunidade em momentos de interdição de vias ou qualquer outra medida que possa se fazer necessária. O Município segue à disposição para auxiliar no que estiver ao seu alcance”, considerou o prefeito, Joacir Docena.</p>
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<p><strong>Acesso à Linha Paissandu interditado</strong></p>
<p>Importante reforçar que o acesso à Linha Paissandu pelo Centro segue interditado em virtude de rachaduras na via e entorno, além de deslizamento próximo. A rota alternativa é a RSC-453 (Rota do Sol) e a Picada Horst. Ainda não há previsão de liberação da Estrada Geral para o fluxo de veículos.</p>
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<p><strong>Município engajado na recuperação</strong></p>
<p>Desde a quarta-feira, dia 1º de maio, a Secretaria de Obras, Viação e Interior centraliza seus trabalhos na recuperação e desobstrução de vias do Município, além de ajustes nos acessos e remoção de terra nas propriedades rurais atingidas. Neste sentido, pede a compreensão da comunidade, uma vez que os serviços particulares estão temporariamente suspensos.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTOS: AI Westfália</em></p>
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Doações são necessárias neste momento:
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<p><span>O município de Travesseiros segue precisando de doações de alimentos, água potável, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e voluntários.</span></p>
<p><span>No momento, não precisa mais de doação de roupas.</span></p>
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Trajeto é destinado, exclusivamente, para veículos de emergência e caminhões:
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<p>Órgãos de segurança, trânsito e resgate implementaram rota emergencial pela BR-290 destinada, exclusivamente, ao atendimento das regiões que então isoladas pelas enchentes em Eldorado do Sul e Guaíba (RS). A operação conta com a integração entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), CCR ViaSul, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) e outras instituições.</p>
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<p>Assim, veículos com caráter emergencial autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS) poderão fazer a travessia pela nova ponte, levando suprimentos e mantimentos para as comunidades atingidas.</p>
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<p>Os veículos que vêm pela Freeway seguirão até a região do km 94, onde serão desviados para a pista contrária no sentido litoral, ingressando então pelo que era a alça de saída da ponte, na contramão. Já veículos oriundos da BR-448, poderão utilizar a alça de entrada a Porto Alegre no km 22 e fazer o mesmo trajeto. Todo o trecho está com sinalização específica e reforçada para auxiliar na orientação dos motoristas.</p>
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<p>As equipes da Concessionária seguem trabalhando ao longo de toda a concessão avaliando as condições do trecho constantemente.</p>
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<p>Também, a empresa segue em constantes conversas com PRF, Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos que realizam ações fundamentais em períodos tão dramáticos quanto o que vivemos.</p>
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<p>Não mediremos esforços para restabelecer a segurança e fluidez das rodovias sob administração da CCR ViaSul o quanto antes, buscando alternativas para prestar o apoio, priorizando as áreas onde existem pessoas isoladas pelos últimos eventos climáticos.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa<br /> <br /> </em></strong></p>
<p>A Promotoria de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul recomenda a evacuação imediata da área de Linha Harmonia Alta e Fundos. O comunicado chegou ao Município na manhã desta quarta-feira, dia 08/05, através do Promotor e Coordenador Regional da Defesa Civil, Sérgio Diefenbach.</p>
<p><br />Desde a terça-feira, dia 30/04, o Município, através da Defesa Civil, orienta aos moradores a saída do local. Além de comunicados via redes sociais e rádio, autoridades estiveram presentes pessoalmente para contatar as famílias em áreas de maior risco. Orientações também foram repassadas através de moto-som.</p>
<p><br />A região apresenta movimentação de massa em virtude do alto volume de chuva registrado entre o fim de abril e os primeiros dias de maio. Apesar do tempo seco do começo desta semana, equipes técnicas avaliaram o solo e constataram que a área segue se deslocando. E a preocupação se agrava em virtude da previsão de chuvas para os próximos dias.</p>
<p><br />Diante da recomendação do Ministério Público, o Município organiza novo plano de ação. Ainda na manhã desta quarta-feira, equipes da Prefeitura, acompanhadas de policiais da Brigada Militar, se deslocarão até a região para notificar as famílias residentes nas áreas de risco. Além disso, haverá novamente circulação de moto-som. <br />Além da evacuação imediata, a Promotoria de Justiça alerta os moradores que só deverão retornar às suas residências com laudo definitivo que ateste a segurança do local.</p>
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<p>Acolhimento das famílias<br />A equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação está preparada para acolher as famílias no ginásio da EMEF Professor Guilherme Sommer, no Bairro Canabarro.</p>
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Vacinação acontece de segunda a sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde:
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<p>Em Westfália, a vacinação contra a Influenza (gripe) está liberada, a partir desta semana, para toda a população a partir dos seis meses de idade. A imunização, mediante apresentação da Caderneta de Vacinação, ocorrerá enquanto houver estoque da vacina.</p>
<p>A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11 horas e das 13 horas às 16h30min, tendo por local a Unidade Básica de Saúde (UBS). Mais informações podem ser obtidas no Posto de Saúde ou pelo telefone (51) 3840-0313, com o Setor de Enfermagem.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTO: AI Westfália</em></p>
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Diante do atual momento de calamidade pública com as cheias que assolam o Rio Grande do Sul e, mais uma vez, o Vale do Taquari, a CIC Teutônia e a Prefeitura de Teutônia
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<p><span>comunicam o cancelamento da Festa de Maio 2024, que ocorreria em Teutônia no período de 28 de maio a 02 de junho. A comissão organizadora do evento esteve reunida na manhã desta segunda-feira (06).</span></p>
<p><span>Aos expositores da Feira Comercial, Industrial e de Serviços, a CIC informa que fará contato individualmente para tratativas quanto ao reembolso do valor dos estandes. Mais informações sobre os estandes podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233.</span></p>
<p><span>Para quem adquiriu ingressos antecipados para a grade de shows pelo site oficial do evento ou em pontos de venda nas modalidades cartões e PIX, o estorno será realizado pela ticketeira “Minha Entrada”. Para quem adquiriu ingressos em dinheiro nos pontos de venda, o reembolso ocorre nos mesmos pontos de venda mediante devolução do ingresso, a partir do dia 13 de maio. Mais informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo fone (48) 3053-9119 ou pelo e-mail </span><span style="text-decoration: underline;"><span><a id="OWAc5d98c00-433c-7afe-943f-de597a597121" href="mailto:atendimento@minhaentrada.com.br"><span>atendimento@minhaentrada.com.br</span></a></span></span><span>.</span></p>
<p><span>Neste momento a prioridade está em salvarmos vidas e reconstruirmos o Estado.</span></p>
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<p align="right"><span>Comissão Organizadora da Festa de Maio 2024</span></p>
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A CCR ViaSul informa que concluiu a liberação do fluxo que estava retido em outra região da BR-386:
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<p>A CCR ViaSul informa que concluiu a liberação do fluxo que estava retido em outra região da BR-386, na altura do km 296, em Pouso Novo. Da mesma forma como implantado em Marques de Souza no último sábado (4), as equipes da Concessionária liberaram, em caráter <strong>EXCLUSIVAMENTE </strong>emergencial, um acesso para os veículos que estavam bloqueados em razão de deslizamentos na região.</p>
<p>A Concessionária reforça que o tráfego <strong>NÃO</strong> está liberado no trecho.</p>
<p>Em paralelo, as equipes da Concessionária formada por geólogos, engenheiros e especialistas de infraestrutura do Estado seguem avaliando as condições dos trechos afetados pelas inundações, visando desobstruir as vias fundamentais para o transporte de pessoas e recursos.</p>
<p>Também, ao longo deste domingo (5), será permitido, exclusivamente em caráter emergencial, o acesso de veículos autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), bem como de pedestres e ciclistas, na região da BR-386 entre Marques de Souza e Estrela, nas pontes do Arroio Boa Vista (km 351), do rio Taquari (km 350) e da ponte seca (km 349).</p>
<p>Importante destacar que o tráfego dos veículos autorizados funcionará em sistema de contrafluxo apenas pela pista Sul (sentido capital), ou seja, em pista simples, com limite de velocidade de 40 km/h. Após a passagem pela ponte do Arroio Boa Vista, o fluxo retorna à pista duplicada em ambos os sentidos.</p>
<p>A Concessionária reforça que, veículos que não possuem autorização da PRF não poderão utilizar a rodovia até que haja, ao menos, liberação parcial da rodovia.</p>
<p>Não há previsão de liberação nesses pontos da rodovia.</p>
<p>A CCR ViaSul orienta aos motoristas para que evitem utilizar a rodovia neste período e, caso necessário, que o façam buscando caminhos alternativos.</p>
<p>Também se faz fundamental respeitar a sinalização implantada nos trechos, bem como as orientações das equipes.</p>
<p>Tão logo haja qualquer atualização sobre a situação, a CCR ViaSul fará novo comunicado.</p>
<p>Outras informações podem ser obtidas pelo Disque CCR ViaSul no 0800 000 0290, no site <a href="http://www.ccrviasul.com.br">www.ccrviasul.com.br</a> ou, ainda pelo WhatsApp (51) 3303-3858.</p>
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<p><strong><em>Assessoria de Imprensa</em></strong></p>
<p><span>Na manhã do último sábado (27) ocorreu mais uma edição de descarte consciente de lixo eletrônico, iniciativa que integra a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista. Com posto de coleta localizado junto à CIC Teutônia, no Centro Administrativo Municipal, foram recebidos mais de 300 itens, entre televisores (17), reatores (20), roteadores (14), placas de Raio-X (30), controles remoto (20), receptores, jarras elétricas e garrafas térmicas, relógios de parede e de pulso, barbeadores, disjuntores, calculadoras, rádios e caixas de som, liquidificadores, telefones e celulares, micro-ondas, notebooks, impressoras, teclados e monitores, videogames, ventiladores, cabos diversos, entre outros, além de lâmpadas, holofotes e 46 litros de óleo de cozinha, todos oriundos de Pessoa Física.</span></p>
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<p><span>Os materiais foram coletados por empresa especializada e parceira da ação, que dará o destino final correto.</span></p>
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<p><span>A iniciativa teve por objetivo a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo. É uma realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, que tem como mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare e Sicredi.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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Administração Municipal, que através de equipes especializadas mantinha desde a última semana um estado de alerta, optou por abrir a “Sala de Situação”, de onde centralizará o monitoramento das chuvas
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<p>Atento aos mais diversos órgãos meteorológicos do Estado e do Brasil, e também à Defesa Civil Estadual, o Governo de Estrela manteve o regime de plantão das autoridades competentes locais, aberto desde o fim da última semana, visando o gerenciamento e acompanhamento das condições climáticas na Bacia Hidrológica do Vale do Taquari, e que podem ocasionar uma nova enchente. A novidade é que o mesmo agora será centralizado na “Sala de Situação”, montada na Defesa Civil local, de onde é monitorada a situação e de onde serão definidas as estratégias a serem tomadas. O tema também foi a pauta central da reunião do prefeito Elmar Schneider com todos os secretários municipais, realizada na manhã desta segunda-feira (29), visto a demanda geral aos mais diversos serviços e setores públicos que uma possível nova cheia pode ocasionar.</p>
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<p>Na Sala da Situação, os profissionais contarão com sistema de monitoramento. Equipes serão mantidas em plantão e boletins serão divulgados sistematicamente. Reuniões serão realizadas pelo grupo técnico a cada 12 horas, visando a tomada de decisões mais pontuais de acordo com o atual contexto. </p>
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<p>Na tarde desta segunda-feira (29), representantes de diversos setores que acabam sempre envolvidos no atendimento destas situações estiveram reunidos na “Sala da Situação”. Participaram representantes dos Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil, secretarias, entre elas Desenvolvimento e Habitação; Infraestrutura Urbana, Administração e Segurança Pública, e departamentos como Trânsito e Meio Ambiente. Câmara de Vereadores, Gabinete e comunicação também estiveram presentes. Materiais como coletes, barcos e veículos já estão de disponíveis, assim como agentes de prontidão.</p>
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<p>Na pauta, o acerto de estratégias para as mais diversas escalas de uma possível enchente ou outros eventos climáticos que possam ocorrer, numa alusão ao vendaval de janeiro. “Não podemos esquecer que estamos trabalhando com previsões, e eles podem mudar de hora em hora. Por isso precisamos estar atentos a todos os sinais, possibilidades e providências para que possamos dar uma resposta ágil e qualificativa quando necessário”, destacou Marcelo de Abreu Fernandes, da Segurança Pública. O coordenador da Defesa Civil, Lindomar de Freitas, reforçou. “Por isso precisamos da atenção das pessoas para que fiquem atentas aos alertas, e respeitem os pedidos, como por exemplo para quando forem solicitadas que deixem suas casas”, afirmou ele, ao citar, por exemplo, que a remoção de famílias é feita pelos Bombeiros, mas que podem contar com o apoio da Defesa Civil.</p>
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<p>Medidas e estratégias para o possível resgate e alojamentos de famílias também foram pré-estabelecidas. Pedidos para que a população evite o translado desnecessário pelas vias da cidade nos momentos mais críticos também foi feito, sendo que na cota entre 17 e 19 metros ao menos 7 pontos já precisam ser interrompidos, principalmente em vias do interior, e que até 23 metros são pelo menos 50 os pontos que podem ser bloqueados.</p>
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<p class="gmail-standard"><span style="text-decoration: underline;"> </span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>