Vereadores homenageiam Bertholdo Wiethölther com nome de rua no Bairro Teutônia

12/05/2021

         A sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia desta terça-feira (11) foi marcada por dois momentos: o debate referente ao Projeto de Lei Nº 059/2021 e uma emenda aditiva e modificativa do Projeto de Lei 059/21 e também pela participação, no intervalo, da Secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert.

         O Projeto de Lei Nº 059/2021, referente aconcessão de subsídio tarifário temporário ao serviço de transporte público coletivo urbano de Teutônia, visando o não reajuste da tarifa paga pelos usuários, estava baixado nas comissões e entrou na pauta do dia com uma sugestão de emenda aditiva e modificativa. A emenda do vereador Cleodori Paniz (PSD) estabeleceria “a obrigatoriedade aos serviços de transporte coletivo urbano deste município, de divulgar expressamente a na forma impressa ou eletrônica, no terminal urbano e estações de transbordo, os horários de saída e chegada do transporte coletivo urbano.”

         Houve a discussão do projeto entre os vereadores e também a consulta ao assessor jurídico do Legislativo. O advogado Gustavo Gewehr explicou que uma emenda modificativa não tem força para se sobrepor ao edital licitatório. Sugeriu que a ideia fosse levada ao Executivo e que este fizesse a solicitação para a empresa responsável pelo transporte público coletivo.

         Em votação, a emenda aditiva e modificativa foi rejeitada com os votos contrários de Neide Jaqueline Schwarz (PDT), Jorge Paulo Hagemann (PDT), Márcio Cristiano Vogel (MDB), Valdir José Griebeler (PSDB), Cláudia Cristina Frigo (Cidadania) e Vitor Ernesto Krabbe (PDT). Foram favoráveis os vereadores: Evandro Biondo (MDB), Claudiomir de Souza (PSL), Cleodori Paniz (PSD) e Vitor Hugo Lermen (PTB).          

         Destaque também para o Projeto de Lei Legislativo Nº005/21, de autoria do vereador Cleodori Paniz (PSD), que denomina a Rua 112 no Bairro Teutônia de Bertholdo Wiethölter. Ele estava baixado nas comissões, entrou na pauta da sessão desta terça-feira, e foi aprovado por unanimidade. Os familiares, Édson, Plínio e Elias, estiveram presentes na sessão.

         Após os pronunciamentos na tribuna, no intervalo da sessão, a Secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert, falou sobre o fechamento da extensão da escola de educação infantil Caminhos do Saber, do bairro Alesgut em resposta à solicitação do Requerimento 01/21 do vereador Claudiomir de Souza (PSL). A fala da Secretária deveria ter ocorrido no dia 23 de fevereiro, porém, devido às restrições da bandeira preta do Distanciamento Controlado, o momento foi transferido. Abaixo você confere a fala da secretária, na íntegra, que explanou sobre a estrutura adequada ao atendimento das crianças.

         Ao final da sessão, o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Luias Henrique Wermann, aproveitou para apresentar aos edis a resposta à indicação do vereador Evandro Biondo (MDB) que solicitou que a Secretária da Cultura fosse recriada, com o desmembramento da Juventude, Esporte e Lazer. Ele explicou que a Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020, Art. 8º, diz que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de: I - conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública; II - criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa; III - alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa. (...)”.

         A próxima sessão será realizada no dia 18 de maio, às 18h30min. A comunidade já pode participar das sessões, presencialmente, respeitando os protocolos sanitários.

 

Bertholdo Wiethölter (1913 - 1985)

 Nasceu em 5 de agosto de 1913 e faleceu em 13 de maio de 1985. Foi casado com Erna Wink, teve sete filhos e constituiu residência em Linha Geraldo Baixa. Foi agricultor, líder comunitário e associado fundador da Cooperativa Languiru.

 

 Abaixo você confere todos os projetos e indicações aprovados na sessão de ontem.

 

Projetos aprovados por unanimidade:

 

PROJETO DE LEI Nº 059/2021 - Autoriza a concessão de subsídio tarifário temporário ao Serviço de Transporte Público Coletivo Urbano do Município de Teutônia, visando o não reajuste da tarifa paga pelos usuários e dá outras providências. 

A pandemia diminuiu a circulação de pessoas e consequentemente o número de usuários que utilizam o transporte público, além de afetar o dia a dia de todos os munícipes. Diante desse cenário, o Poder Executivo entende que é apropriado, neste momento, não reajustar a tarifa de transporte urbano, uma vez que a população já está sendo onerada com a alta de preços em diversos itens que consomem a renda familiar. Assim, o Município empregará esforços propondo um subsídio no valor de R$7.000,00 por mês, durante 6 (seis) meses, visando auxiliar no custeio da operação do transporte público para que não se aumente a passagem de ônibus.

 

PROJETO DE LEI Nº 060/2021 - Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 8.763.80, e dá outras providências.

Visa cadastrar dotação inexistente no orçamento de 2021, para fins de devolução do saldo remanescente de recurso vinculado oriundo do Ministério de Agricultura e Pecuária e Abastecimento – MAPA.  O recurso vinculado repassado pela União foi destinado para aquisição de um caminhão para a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, contudo, considerando que o valor do veículo adquirido ficou abaixo do estimado na proposta, é necessária a restituição do saldo remanescente.

 

PROJETO DE LEI Nº 061/2021 - Autoriza a contratação de servidor em caráter temporário, estabelece sua remuneração e dá outras providências.

Autoriza a contratação, em caráter emergencial, de um Professor de Educação Física - 25 horas. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a partir deste ano, as EMEI’s estão oferecendo atendimento às turmas de berçário, consequentemente há aumento de turmas para os professores da área especializada. Porém, não há no momento profissionais do magistério desta área dispostos a aceitarem convocação para horas-trabalho adicionais.

Há concurso público vigente para o cargo, dessa forma a contratação temporária seguirá a lista classificatória do Concurso Público 01/2018, homologado em 30 de janeiro de 2019.

 

PROJETO DE LEI Nº 062/2021 - Autoriza a contratação de servidor em caráter temporário, estabelece sua remuneração e dá outras providências.

Autoriza contratação, em caráter emergencial, de um Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - 25 horas. Com o retorno das aulas presenciais há necessidade de lotação de um profissional de forma temporária para o “Serviço Municipal de Apoio Escolar e Justiça Restaurativa” bem como para o atendimento individualizado nas escolas da Rede Municipal.

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 005/21 - Denomina Rua no Bairro Teutônia, nesta cidade.

Fica denominada de “Bertholdo Wiethölter” a atual Rua 112 no bairro Teutônia, na cidade de Teutônia. 

 

 

Indicações aprovadas por unanimidade:

 

Evandro Biondo (MDB)

INDICAÇÃO N° 078/2021- seja estudada a possibilidade de realizar a pavimentação asfáltica na rua Roberto Geib, nos trajetos que ainda faltam no bairro Alesgut.

INDICAÇÃO N° 079/2021 - que seja estudada a possibilidade de recriar a Secretária da Cultura, com o desmembramento da Juventude Esporte e Lazer.

INDICAÇÃO N° 080/2021 - que seja estudada a possibilidade de colocar uma faixa de segurança defronte a escola de educação infantil Caminhos do Saber no Bairro Alesgut.

           

Cleodori Paniz (PSD)

INDICAÇÃO N° 081/2021 - que seja estudada a possibilidade de instalar tachões para redução de velocidade na esquina das Rua Ewaldo Schaeffer com Otterno Schaffer, no bairro Canabarro.

 

Neide Jaqueline Schwarz (PDT)

INDICAÇÃO N° 082/2021 – que seja estudada a possibilidade de instalação de GPS nos veículos e máquinas contratados pelo município, assim como na frota de veículos de propriedade do município, que prestem alguma espécie de serviço para os munícipes, e após essa instalação, que seja disponibilizado um link através do site da Prefeitura Municipal de Teutônia, para o controle, em tempo real, dos locais nos quais o veículo ou máquina está prestando serviços.

 

 

 Foto: Bruna Becker

Claudiomir de Souza (PSL)

Cláudia Cristina Frigo (Cidadania)

Evandro Biondo (MDB)

Cleodori Paniz (PSD)

Márcio Cristiano Vogel (MDB)

Diego Tenn Pass (PDT)

Secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5570
Realizada em 12/06/2021
1º - 003655
2º - 050592
3º - 069661
4º - 042563
5º - 001023

Recados

09/06/2021 15:47:17
Adriana da silva canabarro
Muito bom o programa da tarde adorooooo.

21/05/2021 21:22:50
Anna - DF
Curtinho a rdio pela internet! Tambm quero ouvir a msica ELO do cantor Rafa Valle. Manda um beijo pra galera do DF.

21/05/2021 21:19:26
Paula silva
Oiii, boa noite. Toca ELO do Rafa Valle, por favor ??

27/04/2021 10:49:59
Anel Dickel _ languiru
Bom dia Tudo bem? Estou a procura de trabalho, caso aparea uma vaga me coloco disposio. Grata Anel Dickel


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.