Estrela | Empresários estudam alternativas para minimizar perdas com a enchente

21/11/2023

Presidente da Federasul visitou municípios atingidos pelas cheias, incluindo Estrela

 

 

         O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, esteve no Vale do Taquari na segunda-feira, dia 21 de novembro, visitando as sedes das associações comerciais locais dos municípios afetados pela enchente do final de semana. A primeira parada foi na Câmara do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) de Estrela.

         No local, Costa ouviu empresários que relataram os prejuízos, reclamaram da falta de linhas de crédito acessíveis para quem está enfrentando os impactos das enchentes e a necessidade de rever o Plano Diretor dos municípios. O vice-presidente do Planejamento da Cacis, Pedro Antonio Barth, pontuou  que o desafio é grande, com milhares de casas e empresas construídas em área de cota de enchentes. “Como equacionar esse problema?”, questionou.

         O presidente da entidade, Gerson Strehl, afirmou que a preocupação é com a preservação dos investimentos nas áreas alagadas. “Nós precisamos de solução para pequenas, médias e grandes empresas. As cooperativas e bancos precisam fazer uma análise diferente da que é feita ano inteiro, é preciso uma flexibilização e uma análise local”, observou.

         Já a vice-presidente da Infraestrutura, Claudia Argiles da Costa, ressaltou que são urgentes as atitudes a curto e longo prazo. “A enchente afetou muito o setor produtivo. Precisamos manter a vontade de trabalhar, ter recursos de menor porte para o comércio e também separar para os maiores. A preocupação que já era grande com mão de obra agora ficou ainda maior”, enalteceu.

         Na Acil de Lajeado, Costa constatou os prejuízos que a enxurrada causou no prédio da entidade local. A presidente da associação comercial, Graciela Black, relatou os planos da entidade para ficar menos vulnerável à ação de futuras enchentes. Em seguida, Rodrigo se deslocou para Acisam, de Arroio do Meio, CIC Roca Sales e ACIE- E de Encantado.

         O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, acompanhou o trajeto e frisou que a região ainda não tem o respaldo esperado dos governos. “Nesse momento, nosso radar precisa ser o associado, qual demanda para nortear nossas estratégias. Depois de tantos desafios é preciso buscar apoio no associativismo que é o que temos de forte na região”, salientou.

         O presidente da Federasul inicialmente viria a Estrela para palestrar na reunião almoço da Cacis. No entanto, o evento teve que ser cancelado devido às cheias. Mesmo assim, o dirigente entendeu a necessidade de vir ao Vale do Taquari. Ele afirmou que a entidade estadual vai buscar uma aproximação maior com os governos para auxiliar as empresas. “Juntos temos uma capacidade infinitamente melhor de resolver os problemas”, frisou.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Simone Wobeto/CIC VT

CRÉDITOS DA FOTO: divulgação

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5843
Realizada em 24/02/2024
1º - 023309
2º - 056340
3º - 051701
4º - 067539
5º - 035868

Recados

25/01/2024 11:02:16
Ana
Sou de Westflia, gostaria de participar

09/01/2024 12:17:19
Raide alesgut
bom dia com alegia para vocs da Tirol....

21/12/2023 15:00:24
jodiane
feliz natal

07/12/2023 10:49:00
Aneli canabrro
Oi tudo bem


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.