Cruzeiro do Sul | Expansão do Projeto Bike Solidária

22/06/2022

Alunos de Cruzeiro do Sul iniciam a capacitação

 

 

           Muita curiosidade, emoção e até uma certa ansiedade. Para a nova turma que iniciou hoje a capacitação vão ser 80 horas de curso, 20% a mais que na edição anterior, tempo dedicado para a inclusão de questões comportamentais. O estudante Arthur Angelo dos Santos, de 13 anos, quer aprender a consertar bicicletas, pois sonha em ter uma.  “ Eu gosto tanto que fico pedindo emprestado para meus amigos. A minha ficou pequena, passei para meu irmão menor”.

           O projeto Bike Solidária prevê o conserto, restauração de bicicletas (liberadas de ações judiciais, que estão no pátio da Delegacia de Polícia de Lajeado e Cruzeiro do Sul) e doação para escolas públicas, localizadas em bairros mais vulneráveis. É uma ação conjunta entre Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), as Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, Polícia Civil e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI). As aulas vão ser realizadas no Senai em Lajeado, duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, no turno inverso da escola.

           A promotora de Justiça Criminal, Ana Emília Vilanova, destacou a oportunidade que os estudantes das escolas públicas estão tendo com a oferta do curso técnico. “ Eles vão poder futuramente desenvolver habilidade nessa área, ou se não for nessa área com a frequência das aulas no Senai vão abrir novas portas e eles vão poder escolher novos cursos técnicos.”

           O  titular da delegacia de Cruzeiro do Sul, Dinarte Marshall Júnior considerou outro ponto relevante do projeto, o reaproveitamento das bicicletas. De acordo com ele, elas estavam sem utilidade e ocupando um grande espaço no prédio da delegacia. “ Nós recuperando as bicicletas e reintroduzindo em circulação é um ganho, mas o ganho maior é para os alunos.”

           O gerente de Operações do SENAI, Jerry Amarildo Hibner enfatizou que o propósito dessa iniciativa é transformar o futuro desses jovens. “ Só um curso de iniciação profissional tem a conotação de conseguir essa transformação. Nós também fizemos um conteúdo com ênfase no desenvolvimento humano.”

           A prefeitura de Cruzeiro do Sul é responsável pelo transporte dos alunos até Lajeado. Hoje de manhã, o prefeito do município, João Henrique Dullius participou da solenidade. O projeto tem verba aprovada pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Lajeado. Nessa 2a edição as escolas que estão participando são a Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn e a Estadual de Ensino Médio João de Deus. São ao todo 17 alunos, 16 de Cruzeiro do Sul e um de Lajeado. 

Expansão do projeto

           O projeto iniciou em 2021 com 16 alunos de duas escolas de Lajeado, Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio-CIEPe Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco. As aulas duraram quase dois (2) meses. O projeto pioneiro no Estado prevê capacitação de jovens e o reaproveitamento desse meio de transporte.  

           O diretor de patrimônio da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Francisco Weimer dos Santos, que coordena o projeto, disse que existe o interesse da inclusão de alunos de outros municípios. “ Nós da Alsepro não temos jurisdição, mas vamos fornecer todo o projeto de graça, estará à disposição de qualquer município que queira implantar.”

 

 

Foto: Divulgação Alsepro 

Fonte: Assessoria de Imprensa

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5688
Realizada em 10/08/2022
1º - 066036
2º - 099507
3º - 060976
4º - 043299
5º - 093219

Recados

03/06/2022 16:09:25
Ana carolina Freitas_ Teutnia
quero particopar do serteio namorados

26/05/2022 16:04:49
Crdito real
Financeira crdito real ligadinha na rdio tirol

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.