Educação | Arquiteto diplomado pela Univates recebe destaque ao desenvolver projetos que envolvem neuroarquitetura e biofilia

29/11/2021

Micael Mantelli Salvi atua na Serra Gaúcha

 

           O diplomado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Micael Salvi, de 26 anos, é o mais jovem entre os profissionais que participaram das Mostras EliteDesign, em Porto Alegre, e Conecta Decor, em Caxias do Sul. Seu trabalho vem recebendo destaque entre publicações e eventos da área, uma vez que ele desenvolve projetos que envolvem os conceitos de neuroarquitetura e biofilia. Salvi é natural de Bento Gonçalves e atualmente reside em Carlos Barbosa. 

 

           A neuroarquitetura contribui para que as pessoas diminuam a ansiedade e é um componente relevante do trabalho do jovem, diplomado pela Univates em 2019. A biofilia é outro elemento importante para o trabalho de Salvi, conceito esse que explora a necessidade humana de estar em contato, interagir e se relacionar com a natureza.

 

           Para Micael, a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Univates foi muito importante. “Hoje percebo como os embasamentos teóricos e técnicos são aplicados com grande frequência no meu dia a dia”, explica o jovem. Ele também destaca a rede de contatos que a Universidade promove. “O convívio com ex-colegas e profissionais da área é importante. Existe uma grande troca de experiências no nosso círculo de convivência”, revela. 

 

           Para o profissional, um dos pontos mais importantes que desenvolveu na faculdade é a crítica aos projetos, que lhe permite interpretar e compreender os princípios que levaram grandes obras a serem como são. “Além disso, esse olhar crítico nos instiga a busca sempre por mais conhecimento”, afirma Salvi. 

 

Neuroarquitetura e biofilia

           O arquiteto explica. A arquitetura comercial é uma área muito beneficiada pelos conceitos de neuroarquitetura e biofilia, especialmente ao longo da pandemia de covid-19, que, provavelmente, ampliou de forma permanente a inserção de projetos que carregam esses elementos em sua gênese. 

 

           “Atualmente passamos mais de 90% de nossas vidas dentro de algum ambiente construído, o que torna a nossa responsabilidade como arquitetos ainda maior. O mercado e a economia ainda estão vendendo arquitetura como um produto e não como um serviço que proporciona experiências físicas e psicológicas às pessoas”, afirma o arquiteto.

 

           A neuroarquitetura já era estudada por Vitruvius entre 80 a.C. e 15 a.C, para quem  fatores sensoriais, a partir da arquitetura, contribuem para o bem-estar das pessoas. “A biofilia seria uma atração a tudo o que é vital. De forma prática, o conceito seria conectar os humanos com a natureza para melhorar o bem-estar, e o arquiteto pode abordar esses conceitos por meio do uso de vegetação, texturas naturais, e outros elementos”, complementa.   

 

Mostras 

            Na EliteDesign, mostra de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo, que foi recentemente realizada em Porto Alegre, o arquiteto apresentou um projeto inspirado no futebol americano. Na Conecta Decor, em Caxias do Sul, em mostra encerrada em outubro, o jovem projetou um spa com elementos orgânicos e circulares que remetem ao acolhimento. 

 

 

Texto: Lucas George Wendt 

Imagem: Micael Mantelli Salvi - Divulgação/Acervo pessoal

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5664
Realizada em 18/05/2022
1º - 070279
2º - 031057
3º - 014234
4º - 088597
5º - 008182

Recados

23/03/2022 16:08:45
Aline Alesgut
o programa t tarde muito bom toca anita. Abraos Belo

05/02/2022 10:58:56
gustavo
bom dia! queria deixar um recado, adoro a rdio, escuto todo sbado!

26/01/2022 14:23:46
Roger
Oi meus queridos! Quero participar Roger de Teutonia. Valeu!

25/12/2021 06:48:22
Bruna Planthold
Bom dia. a Bruna Planthold do Bairro Canabarro quero participar do sorteio de Natal da rdio e mandar um feliz Natal todos em especial para meu meu noivo Carlos e minha filha Brenda e para vocs da rdio Tirol.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.