Lajeado | Município apresenta ao Governo do Estado solicitação para ser sede de treinamento policial de alto nível

06/10/2021

Em reuniões realizadas nesta terça-feira em Porto Alegre, o município de Lajeado manifestou ao Governo do Estado seu interesse e disponibilidade em ser sede de um treinamento..

 

          de alto nível para forças policiais e bombeiros a ser realizado em Lajeado. A ideia é trazer para Lajeado uma capacitação chamada "Instrução de Nivelamento do Conhecimento - INC", a ser conduzida pela Força Nacional de Segurança Pública no município, no campus da Univates, e que promoverá a instrução de policiais e bombeiros dos três Estados da Região Sul. Os profissionais que passam pelo curso podem passar a integrar a Força Nacional e serem chamados a atuar em operações especiais.

          Poderão participar da capacitação, que é considerada de alto nível por ser feita por instrutores da Força Nacional, além de ser direcionada aos policiais indicados pelos três Estados, profissionais da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias. Por ser um curso destinado a estes grupos, as agendas desta terça-feira foram nos órgãos de polícia estaduais para dar ciência às autoridades e iniciar os procedimentos para sua realização. 

          - Temos todas as condições de receber em Lajeado um curso como este para capacitarmos nossas equipes de segurança e promovermos um ambiente ainda melhor para nossa comunidade. Acreditamos que será possível receber no início de 2022 esta instrução de alto nível na área policial - disse o prefeito Marcelo Caumo.

          Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli, e o Coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner, participaram de reuniões para apresentar a proposta de Lajeado ser sede do curso: com a Chefe da Polícia Civil do Estado, Delegada Nadine Anflor, com o Subcomandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cláudio dos Santos Feoli, com o Comandante Geral dos Bombeiros do RS, Cel. Cesar Eduardo Bonfanti, e com o Secretário Adjunto da Segurança Pública do RS, Cel. Marcelo Frota.

          - Quando estivemos em Brasília, em setembro, conversamos com a Força Nacional de Segurança Pública para iniciar as tratativas para este projeto. Agora, apresentamos ao Estado para que possamos ter o apoio necessário e para que possam indicar os policiais que farão parte do curso. Teremos profissionais de alto nível na nossa cidade aprimorando ainda mais seus conhecimentos - disse Paulo Locatelli.

          O Subcomandante da Força Nacional de Segurança Pública, José Américo de Souza Gaia, acompanhou as agendas na capital gaúcha e é hóspede oficial do município de Lajeado entre terça-feira, 05/10, e quinta-feira, 07/10. Nestes dias, ele conhecerá a cidade e o campus da Univates, onde deverá ser realizada a instrução, para avaliar as instalações para o curso.

 

Sobre a Força Nacional de Segurança Pública

          A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os Estados e o governo federal que permite a execução de atividades e serviços voltados à  preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas. Ela é integrada por policiais dos Estados que recebem um treinamento específico - a Instrução de Nivelamento do Conhecimento (INC), que são submetidos a treinamento físico e intelectual, abordando disciplinas como Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força e outras específicas para cada tipo de atividade (polícia ostensiva, polícia judiciária, perícia e bombeiro militar).

           Quando um Estado, o Distrito Federal ou a União enfrentam uma situação grave de ameaça à segurança, podem solicitar o apoio da Força Nacional para atuar no seu Estado. Com sede em Brasília, estes profissionais estão sempre prontos a agir. A Força Nacional caracteriza-se então pelo fato de profissionais das polícias dos Estados auxiliando o Estado solicitante, em um processo coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 



Foto: Giovani Marasca

Coordenadoria de Comunicação Social

Gabinete do Prefeito

 Prefeitura Municipal de Lajeado

 

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5618
Realizada em 01/12/2021
1º - 018759
2º - 036362
3º - 087278
4º - 069734
5º - 016422

Recados

26/11/2021 20:33:02
Denisi Senti Silva
Quero participar da promoo!!! 51 980364911

08/10/2021 16:54:20
Lidi canabarro
escuto todas as tarde ptogtsms muito bom adoro o Belo. toca batom de cereja.

06/09/2021 14:24:29
Ane canabarro
Pra mim o teu programa o melhor escutos sempre Bello.

09/08/2021 13:43:04
Lucas
Favor tocar a msica ltima Carta do Talis Lanes


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.