Estrela | Balcão de Qualificação: certificado e ofertas de emprego nas mãos

05/10/2021

Curso oferecido pela Sedis em parceria com o Senai foi voltado à área de soldagem, e todos os dez formandos, antes desempregados, já estão trabalhando ou com ofertas de emprego

 

           Certificado e ofertas de emprego em mãos. O desejo de muitos já é uma realidade para os dez primeiros formandos do Curso Profissionalizante de Soldagem, oferecido através do programa Balcão de Qualificação, uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) e que neste case teve a parceria do Senai Lajeado. Os dez estrelenses, antes desempregados, alguns por anos, receberam seus diplomas em uma informal cerimônia na unidade móvel do Centro de Educação Profissional Senai, e junto deles a oferta de emprego na área metal mecânica do município de Estrela, em empresas como a Metanox; Rhodoss e JRK Soluções, parceiras da ação e que inclusive cederam matéria-prima para a iniciativa.

  

           O curso profissionalizante de soldagem nos processos ‘tig’, ‘mig, ‘mag’ foi oferecido pelo Balcão de Qualificação após perceber, através de pesquisas junto a empresas da cidade e região, que esta era uma demanda regional. O coordenador do Departamento de Trabalho da Sedis, Guilherme Schneider, destaca o objetivo desta primeira etapa. “Já no lançamento do programa realizamos um levantamento, e neste vimos que a soldagem era uma necessidade urgente das empresas de Estrela e região, com pelo menos mais de 50 vagas diretas. Foi então que acordamos com o Senai a capacitação, que teve 40 inscritos. Ofertamos dez vagas, logo preenchidas”, explica. “Hoje podemos dizer, com segurança, que o déficit de Estrela nesta área já diminuiu também em dez posições, e com muita qualidade. Assim será com outras demandas”, diz ele, ao citar futuras ações em planejamento como marcenaria, tecnologias de informação e demais áreas.

 

Oportunidades

 

           Joselane da Silva Lopes (36) foi a única mulher do grupo. “Já fiz de tudo na vida, até Administração já cursei, mas estava desempregada há um ano. Sempre acompanhei as ofertas de empregos e cursos da Prefeitura de Estrela, e ali vi a oportunidade, apesar de nunca ter me imaginado fazendo isso”, diz. “No início me assustei um pouco, talvez também por ser a única mulher. Depois gostei, progredi e pretendo seguir me especializando na área”, afirma. “Só tenho a agradecer. Espero que outras pessoas tenham a oportunidade que tive”, ressalta a moradora do Bairro das Indústrias, que estuda duas ofertas de emprego recebidas. Máximo Henrique Schmith, com 43 anos, o mais velho do grupo, destaca que o curso é um exemplo de que nunca é tarde demais para se começar ou aprender algo novo. “Ele achou o ‘máximo’”, brincou um colega de turma, em uma alusão ao nome do estrelense que trabalhava apenas como autônomo há mais de dois anos. “Vai me abrir muitas portas, ainda mais com a especialização nestes processos mais específicos”, garante ele, que já tem em mãos duas ofertas de emprego e estuda qual será a melhor.

 

Estrutura

 

           O vice-prefeito João Carlos Schäfer acompanhou a entrega dos diplomas, na companhia de Marcelo Schedler e Jerry Hibner, respectivamente coordenador técnico e gerente de operações do Senai Lajeado. “Ofertas de emprego há, o que falta é mão de obra qualificada. Vocês estão de parabéns, e os idealizadores desta proposta também por perceberem uma demanda urgente”, afirma o vice-prefeito. “Sigam se aperfeiçoando, seja em outras ofertas de parcerias como essa oferecida pelo Governo de Estrela e o Senai, um setor tão importante para a formação de profissionais de qualidade, seja em suas empresas, seja em outras capacitações”, pontua ele, que por quase quatro décadas atuou no Sistema Fiergs. Para Marcelo Schedler, foi um case de sucesso que já despertou o interesse de outros municípios. “Há quem já nos procurou querendo realizar ações semelhantes. E estas vão ocorrer em breve. O mercado é vasto, mas muitas vezes carente. Não podemos dar o peixe ao pescador. Precisamos oferecer as ferramentas e na prática ensiná-lo a pescar”, afirma ele.

 

           Para o professor-orientador Gustavo Mendes de Moraes, que roda o Estado dando o curso, a turma estrelense surpreendeu e vai agradar aos futuros empregadores. “Chegaram de certa forma apavorados. Desempregados, também sem confiança. Mas se empenharam, tiveram enorme desenvolvimento e saem daqui já garantidos com ofertas de empregos”, revela. Mas deixa um recado. “Ninguém sai hoje daqui igual a quando chegou. Mas vocês não estão prontos. Sigam-se aperfeiçoando e se adaptando, inclusive à realidade de cada empresa, pois são diferentes, algumas com processos mais modernos, outras ainda na época da manivela. Mas vocês podem ser a diferença.”

 

 

Texto: Rodrigo Angeli

Foto: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5618
Realizada em 01/12/2021
1º - 018759
2º - 036362
3º - 087278
4º - 069734
5º - 016422

Recados

26/11/2021 20:33:02
Denisi Senti Silva
Quero participar da promoo!!! 51 980364911

08/10/2021 16:54:20
Lidi canabarro
escuto todas as tarde ptogtsms muito bom adoro o Belo. toca batom de cereja.

06/09/2021 14:24:29
Ane canabarro
Pra mim o teu programa o melhor escutos sempre Bello.

09/08/2021 13:43:04
Lucas
Favor tocar a msica ltima Carta do Talis Lanes


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.