Imigrante | Município atende mais de 300 produtores com fechamento de silos
11/02/2019

Dezembro a abril é o período em que produtores rurais efetuam a ensilagem, que consiste na conservação de forragens em silos.

               O município de Imigrante, oferece aos produtores o serviço de fechamento de silos.

               Em Imigrante são plantados mais de mil hectares de milho por cerca de 300 produtores, que são destinados principalmente para produção de silagem. Em 2018, foram 400 pedidos e 448 montes fechados. Neste ano, até então, a Secretaria já contabilizou mais de cem solicitações.

               Segundo a Técnica em Agropecuária da Emater-RS/Ascar de Imigrante, o processo de armazenar a forragem no silo garante que a perda nutricional seja pequena e permite que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo.

               “A silagem é um alimento com altos teores de energia e elevados níveis de matéria seca, a qual está à disposição do produtor para incrementar a produtividade dos rebanhos leiteiros, principalmente em períodos de pouca oferta de forragem”, explica ela.

               Os produtores Elói e Fabiana Prediger, além de outras atividades, trabalham com produção de leite. Ela explica que fazem a quantidade de silagem para alimentar o gado durante o ano inteiro e que para ela não estragar precisa estar bem acondicionada. “Se o fechamento não fosse feito pela Prefeitura, teríamos que contratar serviço de máquina, o que seria mais um custo”, ressalta ela.

               O Secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Guinter Hart, destaca que a silagem é um alimento que se bem conservado, fica disponível o ano inteiro, mas ao mesmo tempo, tem um custo alto de produção. “A silagem é um alimento nutritivo e que traz praticidade, principalmente nos meses de inverno. Apesar disso, há um alto custo de produção, desde o plantio até a ensilagem, por isso o município busca formas de auxiliar, uma delas é o fechamento dos silos, deixando de gerar mais uma despesa ao produtor”, ressalta Hart.

               Ao longo do ano, o município possui os Pacotes Agrícolas e o Programa Troca-Troca que auxiliam o produtor na aquisição de lona, sementes, fertilizantes, e serviços de máquinas agrícolas, que subsidiam os produtores tambem na produção de silagem.

               Para solicitar o serviço de fechamento de silos, o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana pelo telefone (51) 3754.1092, em horário de expediente. Para melhor organização e atendimento dos produtores, a solicitação deve ser feita com um dia de antecedência.

 

OS CUIDADOS PARA OBTER UMA SILAGEM DE QUALIDADE

 

               A silagem de milho, juntamente com as pastagens constitui-se a principal fonte de alimentação do gado leiteiro. Para se obter o máximo de qualidade do milho deve-se ter alguns cuidados no momento da ensilagem. Confira as dicas da Equipe do Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR:

 

- ponto de ensilagem: o milho deverá estar com os grãos passando do estado leitoso para farináceo. Se a colheita for antecipada haverá perdas no processo de fermentação pelo excesso de umidade na silagem, se for feita com o milho muito seco, haverá problemas de compactação e também haverá perdas pelo ar que ficará no interior do silo.

- tamanho das partículas:  o milho deverá ficar com partículas de 2 a 3 cm. Este tamanho permite uma boa compactação e favorece o consumo pelos animais. A afiação das lâminas da ensiladeira é essencial para haver um bom corte do material.

- compactação: a correta compactação do milho picado é primordial para que ocorra uma fermentação anaeróbia (sem a presença de ar) e a silagem conserve seus nutrientes para alimentação futura dos animais. A compactação deverá ser feita com um  trator reservado para este fim, trator este que deverá compactar camadas de no máximo 30 cm de altura garantido o perfeito acondicionamento de todo o volume. 

- cobertura do silo: com o silo cheio, deixando se a parte de cima arredondada deve-se promover a sua cobertura com lona plástica, e seu completo fechamento, retirando-se todo o ar do seu interior. Aconselha-se que o fechamento comece no fundo do silo e vá progressivamente na direção a frente do mesmo, favorecendo assim a retirada completa do ar de dentro do mesmo.

- abertura da silagem: a utilização da silagem para a alimentação animal poderá ser feita 30 dias após o seu fechamento. Deverá ser retirada uma camada diariamente, evitando que a silagem volte a fermentar e perca qualidade.

 

Foto: Luise Tombini/Divulgação PMI

Fonte: Luise Tombini

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Imigrante

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5380
Realizada em 17/04/2019
1º - 39422
2º - 25201
3º - 54871
4º - 27945
5º - 5318

Recados

20/04/2019 11:52:06
Liliane
progrmao muito boa !

19/04/2019 07:11:06
Marcia Cristina
Quero a msica de Daviddreher Fcil difcil Obrigada

15/04/2019 13:29:52
lacir freisleben
imigrante 37540320 me coloca na promoao de pascoa

04/04/2019 17:46:14
samir
por favor toca a música CAFEZIN da cantora Kelly Gleyk. obrigado.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.