Estrela | Bicicletas ganham espaço fixo e personalizado em Estrela
13/06/2018

Projeto estrelense que busca incentivar o menor uso de veículos cria espaços próprios para que usuários deixem suas bicicletas enquanto trabalham ou cumprem compromissos

 

           Os usuários de bicicleta de Estrela ganharam um novo motivo para utilizarem cada vez mais este meio de locomoção e incentivarem outros a fazerem o mesmo. Foi inaugurado o primeiro de três espaços em locais públicos e de grande movimento que possibilitarão a cidadãos deixarem suas bicicletas paradas enquanto trabalham ou cumprem algum compromisso, serviço ou mesmo visita ao comércio. O projeto de autoria do vereador João Braun, através de uma proposta do Grupo Riders de Ciclismo, também é uma iniciativa de conscientização, que visa diminuir a utilização de veículos nas ruas do município, melhorar o trânsito, a qualidade do ar e incentivar a prática de atividades saudáveis e mais econômicas. 

           Inicialmente serão três espaços. O primeiro, agora inaugurado, fica na Rua 13 de Maio, ao lado do prédio da Prefeitura de Estrela. Outro ficará situado em um ponto próximo ao Calçadão de Estrela, e mais uma no entorno da rodoviária. Personalizado, o espaço tem na sua identificação uma estrutura de ferro que faz referência a um Fusca. A ideia, segundo Braun, é destacar que na vaga de um único carro pequeno podem ficar estacionadas até sete bicicletas. “Trata-se de um modelo já muito popular na Europa. Queremos mais do que tudo conscientizar as pessoas da importância de se buscar alternativas frente o atual contexto do trânsito, cada vez mais complexo, e incentivá-las à prática de atividades mais sustentáveis e mesmo viáveis economicamente, que colaboram do trânsito à saúde e ao bolso dos cidadãos”, justifica. “A ideia do Fusca é também para causar um impacto e ressaltar esta alternativa. Outros locais, depois, virão apenas com as estruturas das vagas.” 

            Atletas do Riders e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) prestigiaram o ato, assim como o secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, representando o prefeito Rafael Malmann. Antes mesmo da inauguração, alguma pessoas já utilizavam o espaço. Marcos Eidelwein (40), do Grupo Riders, compareceu à inauguração. “Fica muito melhor para quem faz uso de bicicletas. E quem as usa também quer segurança. É muito maior o contingente de pessoas que passaram a utilizar mais as bicicletas nos últimos anos. E este número vai crescer a partir de medidas como esta”, diz.

            O projeto vem na mesma tendência do Bicicletário do Parque Princesa do Vale. Inaugurado em agosto do ano passado, disponibiliza para a população sete bicicletas para serem utilizadas dentro do perímetro do parque. A retirada é gratuita, mediante cadastro junto a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). A iniciativa público/privada é um sucesso e deve ser ampliada.

 

 

 

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5388
Realizada em 15/05/2019
1º - 2716
2º - 65001
3º - 27675
4º - 87895
5º - 57036

Recados

13/05/2019 14:42:11
Thiago Zanela
Toca um iron maiden!

27/04/2019 11:11:55
Neusa Ullrich
Bom dia, a Neusa, irm do Luis queria que meu irmo tocasse a msica menina da aldeia oferecendo pra minha Nora Ana , Monteiro, sicesso pros guri do sul

20/04/2019 11:52:06
Liliane
progrmao muito boa !

19/04/2019 07:11:06
Marcia Cristina
Quero a msica de Daviddreher Fcil difcil Obrigada


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.