|
Projeto executivo entra no terceiro mês de desenvolvimento, enquanto documentação segue em análise para aprovação da Vigilância Sanitária e articulações para captação de recursos continuam |
O Polo de Saúde Regional do Hospital Ouro Branco (HOB) avança para novas etapas de desenvolvimento. Em seu terceiro mês de elaboração do projeto executivo, a iniciativa segue simultaneamente por diferentes frentes, que envolvem o aprofundamento técnico da proposta, a análise junto aos órgãos competentes e a articulação para viabilização dos recursos necessários à sua implantação.
Na última terça-feira, 11 de agosto, engenheiros da Vanguarda Engenharia, que também atuam como professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC), estiveram no Hospital Ouro Branco para conhecer a estrutura atual da instituição e compreender, de forma mais próxima, os espaços, fluxos e necessidades que integram o planejamento do novo empreendimento. Participaram da visita os engenheiros Paulo Kunzler e Felipe Viegas, além de representantes do escritório Cassiano Arquitetos Associados, responsável pela elaboração do projeto executivo: Paulo Neu Cassiano (sócio fundador) e os arquitetos Gustavo Fluckseder Cemin, Marcia Leite e Brenda Carvalho Ferreira.
A elaboração do projeto executivo representa uma etapa fundamental para transformar a proposta conceitual do Polo de Saúde em um planejamento técnico detalhado, considerando aspectos estruturais, funcionais e assistenciais. Paralelamente, a documentação já está em análise para aprovação da Vigilância Sanitária, etapa necessária para o avanço do projeto dentro das exigências aplicáveis à estrutura de saúde.
“Cada etapa que conseguimos avançar no Polo de Saúde Regional reforça que estamos transformando uma visão de futuro em um projeto cada vez mais concreto. Sabemos da responsabilidade que esse empreendimento representa e, justamente por isso, estamos conduzindo cada fase com planejamento e cuidado. Ao mesmo tempo em que o projeto executivo avança, seguimos mobilizados na busca pelos recursos que permitirão tornar essa proposta realidade. O nosso compromisso é construir, junto com a região, uma estrutura de saúde preparada para atender às necessidades da população hoje e nas próximas décadas”, destaca o diretor executivo do Hospital Ouro Branco, Gilson Silveira.
Um projeto pensado para a região
O Polo de Saúde Regional foi concebido a partir da necessidade de ampliar e qualificar a capacidade assistencial do Hospital Ouro Branco, instituição que atualmente atende 38 municípios e impacta uma população estimada em 360 mil habitantes. Cerca de 85% dos atendimentos realizados pelo hospital são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto em desenvolvimento prevê uma ampliação de 7.235 metros quadrados, com a previsão de 21 novos leitos de internação, 10 leitos de UTI e 17 leitos para longa permanência. Com isso, a estrutura hospitalar projetada chegaria a 127 leitos, considerando os 79 atualmente existentes. O investimento estimado para a implantação do empreendimento é de R$ 63 milhões.
Entre os serviços previstos estão uma UTI adulta com 10 leitos, Agência Transfusional, Oncologia Ambulatorial, Oftalmologia, Endoscopia e Colonoscopia, além de leitos para longa permanência e ampliação da oferta de leitos destinados ao SUS, particulares e convênios.
Mais do que ampliar a estrutura física, o projeto busca melhorar fluxos, qualificar os ambientes hospitalares, fortalecer a assistência em situações de urgência e emergência e ampliar a resolutividade regional, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros centros.
Créditos texto e fotos: Assessoria de Comunicação Hospital Ouro Branco