Presidente da Dália apresenta modelo de gestão para empresários em Santa Cruz do Sul

28/07/2026

Cerca de 50 empresários participaram da primeira edição do Projeto Gerir – Workshops de Gestão, realizada no auditório do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul.

O evento, promovido no dia 16 de julho em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 4 de julho, contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, como um dos painelistas convidados para apresentar o modelo de gestão da cooperativa.

Na palestra "Sinergia entre produção, pessoas e resultados", Piccinini destacou os princípios que orientam a Dália desde sua fundação, há 79 anos. Segundo ele, a essência da cooperativa permanece alicerçada no pensamento de seu fundador, João Batista Marchese. "Agradeço a oportunidade de apresentar a Dália e de compartilhar que nossos princípios estão diretamente ligados a uma frase de João Batista Marchese: as soluções nascem quando nos sentamos ao redor de uma mesa pensando no bem comum, e não em interesses individuais", afirmou.

Ao abordar a estrutura administrativa da cooperativa, o presidente explicou que o atual modelo de governança foi inspirado em experiências observadas na França, Itália e na Alemanha, priorizando ética, responsabilidade e participação ativa dos associados. "Nossa gestão segue um modelo parlamentarista, no qual cada pessoa conhece claramente sua responsabilidade. Também realizamos avaliações constantes para garantir o cumprimento do planejamento estratégico e a melhoria contínua da gestão", ressaltou.

Estrutura e governança

Durante a apresentação, Piccinini informou que a Dália reúne atualmente 2.223 famílias associadas, 3.062 colaboradores e atua em 124 municípios gaúchos, com presença comercial em todos os estados brasileiros e exportações para 20 países. No último exercício, a cooperativa registrou faturamento aproximado de R$ 2,2 bilhões.

O presidente também explicou que a Assembleia Geral dos Associados é a instância máxima de decisão da cooperativa. A governança corporativa é formada pelo Conselho de Administração, composto pelo presidente e oito conselheiros, responsável pela representação da sociedade cooperativista, e pela Presidência Executiva, conduzida por Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, responsável pela gestão dos negócios, com o apoio da Controladoria e de sete divisões administrativas.

Cadeias produtivas

Na sequência, Piccinini apresentou a estrutura das principais cadeias produtivas da cooperativa. "A Dália atua na suinocultura, com capacidade de abate de 3 mil suínos por dia. Na atividade leiteira, processa até 500 mil litros de leite diariamente, enquanto a unidade de leite em pó possui capacidade para industrializar outros 450 mil litros por dia. Também contamos com um sistema altamente tecnológico no programa Frango de Corte, com capacidade de abater 55 mil aves por turno", destacou.

Varejo e programas institucionais

Encerrando a apresentação, o dirigente destacou a atuação da Divisão Varejo, composta por dois supermercados e seis Casas Agropecuárias, além de apresentar os principais programas e eventos institucionais promovidos pela cooperativa, reforçando o compromisso da Dália com o desenvolvimento dos associados, das comunidades e do cooperativismo.

 

Sugestão de legendas:

Piccinini apresentou o modelo de gestão da Dália e destacou os principais segmentos de atuação da cooperativa;

Além de Gilberto Piccinini, participaram do painel o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry; o presidente da Unimed VTRP, Neori Gusson; e o gerente de Relações Institucionais do Sistema Ocergs, Tarcísio Minetto.

 Assessoria de Imprensa

Cooperativa Dália Alimentos Ltda.

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6078
Realizada em 27/06/2026
1º - 006440
2º - 053888
3º - 007818
4º - 000467
5º - 015020

Recados

22/07/2026 15:21:11
Simone Alesgut
quero pedir uma musica perigosa

26/05/2026 16:45:34
aNA PAULA
Sou de Westflia,QUERO A MUSICA PERIGOSA

19/05/2026 08:12:46
sivani
ou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.