Teutônia| NOVA ERA NA PREVENÇÃO: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA ENTRA EM OPERAÇÃO COM TECNOLOGIA DE PONTA

19/03/2026

Equipamento de nowcasting, cedido pelo Governo do Estado, emite dados a cada 15 segundos e promete revolucionar o sistema de alerta contra enchentes na região

A ponte sobre o arroio Boa Vista, divisa entre os municípios de Teutônia e Westfália, agora conta com um aliado tecnológico de peso na luta contra os desastres climáticos. Nesta semana, entrou em operação a nova estação meteorológica e hidrológica cedida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, um equipamento de nowcasting (tecnologia de missão crítica) que vai transformar a capacidade de resposta da região em situações de emergência.

Com um intervalo de atualização impressionante de apenas 15 segundos, a estação fornecerá dados precisos e em tempo real sobre a elevação do nível do arroio Boa Vista e as condições climáticas locais. Essa velocidade de transmissão permite um monitoramento contínuo, possibilitando que as defesas civis municipais emitam alertas muito mais rápidos e confiáveis para a população que reside em áreas de risco.

A transparência é um dos pilares do projeto. Todos os dados coletados são públicos e estão disponíveis para consulta imediata da população. Moradores, pesquisadores e profissionais da área podem acompanhar a evolução do nível da água e as variáveis climáticas em tempo real através do link:
dcrs.quallecontrol.com.br/Estacao/dcrs-00010

Como funciona o Nowcasting?
Diferente da previsão do tempo tradicional, o nowcasting é uma tecnologia de "agora" ou "missão crítica". Ela descreve o estado atual da atmosfera e dos rios, fazendo projeções de altíssima resolução para as próximas 0 a 3 horas. No contexto da ponte do arroio Boa Vista, isso significa detectar imediatamente qualquer elevação anômala do nível da água, oferecendo à Defesa Civil a janela de tempo necessária para acionar sirenes, organizar evacuações e mobilizar equipes de salvamento antes que a situação se agrave.

A instalação na ponte divisória foi estratégica, pois permite monitorar o fluxo de água de forma integrada, beneficiando ambas as comunidades ribeirinhas. O sistema entra como um complemento essencial aos planos de contingência já existentes, consolidando um cinturão de proteção tecnológica no Vale do Taquari.

Texto: Prefeitura de Teutônia 

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 6050
Realizada em 18/03/2026
1º - 034456
2º - 041104
3º - 045409
4º - 075617
5º - 005569

Recados

06/01/2026 16:50:45
dirceu
DIRCEU MARQUETTI RUA FRANCISCO NOWOTARSKI, 237- CASA B BAIRRO FAZENDINHA 81320-100 CURITIBA- PARANA B R A Z I L CORDIAIS SAUDAES. ESPERO QUE AO RECEBER ESTE, ESTEJAM TODOS NA MAIS PERFEITA SAUDE , PAZ. E HARMONIA. EU SOU SEU OUVINTE ASSIDUO, E GOSTARIA MUITISSIMO QUE ME ENVISSE VIA CORREIO, UMA PEQUENA LEMBRANCINHA QUE PODERIA SER UM SIMPLES CARTOZINHO DE CONFIRMAO DE AUDIENCIA. SE

19/11/2025 15:43:32
silvani
adoro essa radia

07/10/2025 11:02:09
silvani
Sou a Silvani e gostaria gostaria de participar do sorteio

26/09/2025 16:31:16
Amanda Alesgut
Boa tarde pode tocar z felipe


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.