|
Ação com VectoBac 12 AS (BTI) visa conter alto potencial epidêmico, indicado por armadilhas, mesmo com queda temporária de casos clínicos. Cenário exige alerta máximo da população: |
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia está executando, em caráter preventivo e emergencial, um cronograma reforçado de aplicação do larvicida biológico BTI, especificamente o produto VectoBac 12 AS, em locais estratégicos do município. A medida responde a um alerta baseado na vigilância ambiental: um aumento considerável nas armadilhas (ovitrampas) positivas para ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti nos últimos meses.
Contexto Epidemiológico e Análise de Risco:
Os dados de casos clínicos mostram uma variação, porém o risco permanece elevado e crescente:
2024: 1.640 casos suspeitos, 468 confirmados e 01 óbito.
2025: 1.108 casos suspeitos, 325 confirmados e 00 óbitos.
“Essa diminuição no número de casos entre um ano e outro pode gerar uma falsa sensação de que o problema está resolvido. É crucial entender que a redução temporária de casos não significa redução do risco”, alerta o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eloir Rückert. Ele complementa: “Ao longo de 2025, tivemos notificações durante todo o ano, inclusive no inverno. O maior indicador de perigo vem das nossas armadilhas: identificamos pontos positivos com ovos e larvas constantemente, e houve um pico recente. Os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano em ambientes secos, eclodindo rapidamente com calor e chuva, como ocorreu no final de dezembro.”
O BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) é um agente de controle biológico fundamental nesta fase. Sua aplicação por equipes técnicas em pontos de água parada que não podem ser eliminados (como valas, córregos e áreas alagadiças) tem o objetivo de interromper o ciclo do mosquito de forma segura, antes que as larvas se desenvolvam. O produto é inofensivo para humanos, animais domésticos e a fauna aquática.