|
O orçamento de Teutônia para 2026 ultrapassará R$ 281 milhões, segundo o prefeito Renato Altmann: |
O prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, juntamente com Deputado Federal Danrlei e o ex-presidente da Famurs, Marcelo Arruda e estiveram no último dia 15, em audiência com o Secretário da Casa Civil, Artur Lemos para tratar de demandas, entre elas da Saúde, projeto da UTI para o Hospital Ouro Branco de Teutônia. Lemos confirmou a importância do tema e assumiu o compromisso de dar celeridade à esta pauta.
O orçamento de Teutônia para 2026 ultrapassará R$ 281 milhões, segundo o prefeito Renato Altmann. A projeção marca mais um ciclo de expansão fiscal do município e coincide com a defesa de um dos principais projetos regionais da gestão, a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Ouro Branco, estrutura considerada estratégica para a saúde da micro-região da Associação dos Municípios do Sol Nascente (AMSOL), objeto central da reunião com o Chefe da Casa Civil do Estado.
Altmann relembra o papel do hospital nas últimas tragédias climáticas, quando a instituição serviu como retaguarda para municípios cujo atendimento foi comprometido pelas inundações.
Hospital como referência regional
Durante as enchentes de 2024, o Hospital Ouro Branco atuou como porto seguro, chegando a lavar roupas de outras instituições e concentrar a maioria dos atendimentos de feridos em episódios como o acidente com universitários de Santa Maria, em Imigrante.
Para Altmann, esses episódios reforçam a urgência de uma UTI instalada na cidade. “A necessidade está comprovada. Nossa região, da AMSOL, ainda não dispõe de uma UTI a partir de Teutônia.
Para o Ex-Presidente da Famurs, Marcelo Arruda, “O governo do estado tem sido parceiro dos municípios gaúchos, e a presente pauta da saúde tem urgência frente a necessidade de Teutônia ser mais uma referência para o Vale do Taquari”, destacou Arruda.
O Deputado Federal Danrlei de Deus, também ressaltou a importância desse investimento para Teutônia e região. “Termos leitos de UTI em Teutônia, podendo atender vários municípios da região é uma questão de vida, não apenas de saúde. A agilidade no atendimento de casos crônicos e de urgência precisam de velocidade no socorro dos cidadãos, por isso é fundamental essa união de esforços para viabilizar esse importante projeto”, avaliou Danrlei