|
As máquinas do Município prestaram serviço ao produtor na realização de duas terraplenagens de aproximadamente 120 metros de extensão cada: |
Milton Luiz da Costa, o Juquinha, e seu filho Arthur Henrique da Costa, 18 anos, são suinocultores na localidade de Fazenda Juliana, interior de Fazenda Vilanova, e estão investindo na ampliação de sua granja de leitoas para reprodução. O empreendimento conta com apoio da Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, por meio das obras de terraplenagem, de acordo com lei municipal de incentivo à agricultura.
As máquinas do Município prestaram serviço ao produtor na realização de duas terraplenagens de aproximadamente 120 metros de extensão cada, possibilitando a construção do segundo galpão e já deixando terreno preparado para o terceiro chiqueiro a ser construído futuramente. Também foi realizado serviço de recuperação de estrada, melhorando o acesso à propriedade.
Nesta semana, o prefeito Amarildo Luis da Silva e os secretários Nei de Quadros Costa, de Obras e Serviços Urbanos, e João Martins da Luz, de Agricultura e Meio Ambiente, visitaram o agricultor e observaram os serviços realizados. “Incentivar o empreendedorismo rural é uma prioridade do nosso governo. Parabenizamos o Juquinha e seu filho Arthur pela coragem de investir na sua atividade rural e contribuir com o desenvolvimento de Fazenda Vilanova”, comentou o chefe do executivo.
Juquinha foca no crescimento da propriedade e objetiva a sucessão familiar. “Conto com o apoio do meu filho para seguir nesta atividade que sustenta nossa família e é o que realmente sabemos e gostamos de fazer. Para isso contamos com apoio da Prefeitura que está nos dando a assistência necessária para realização do nosso projeto”, afirmou.
A granja de Juquinha e Arthur atualmente possui alojamento médio de 2,3 mil fêmeas, em período de crescimento, conhecido como creche. Elas chegam com 25 dias de vida, pesando aproximadamente 7 quilos cada e são carregadas com média de 23 quilos por unidade, após 38 dias de alojamento. Essa fase antecede o período de inseminação e a vida reprodutiva da porca, que acontece posteriormente em outro estabelecimento. A propriedade é integrada à empresa de tecnologia genética suína DanBred Brasil, que tem matriz no Estado de Minas Gerais.
A nova construção vai ter capacidade de receber mais 2 mil cabeças, praticamente dobrando sua produção. Além da terraplenagem, realizada pela municipalidade, por meio de incentivo ao empreendedorismo rural, a família Costa está investindo aproximadamente R$ 1,5 milhão na construção do novo estabelecimento para ampliar sua creche de leitoas.
Imprensa Prefeitura