|
Selo ratifica o trabalho fundamental em bem-estar animal, o comprometimento dos colaboradores e a responsabilidade ambiental nas indústrias de aves e suínos |
A Cooperativa Dália Alimentos conquistou a certificação Bem-Estar Único – Missão Cuidar, no Frigorífico de Suínos de Encantado. A obtenção do selo foi viabilizada por meio de uma parceria com a MSD Saúde Animal no dia 13 de novembro.
Em julho deste ano, a Dália já havia recebido a mesma certificação no Complexo Industrial Avícola. Agora, amplia seu reconhecimento ao estender os mesmos critérios ao abate de suínos, reforçando sua atuação baseada no respeito ao bem-estar dos animais, à valorização dos colaboradores e ao equilíbrio ambiental.
A auditoria foi conduzida pela QIMA/WQS, empresa global especializada em testes, inspeção e certificação. No processo, foram avaliados 128 critérios distribuídos em nove tópicos, que asseguram práticas responsáveis orientadas ao bem-estar animal, à gestão das pessoas e à sustentabilidade do processo produtivo.
Segundo a gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, essa certificação representa um marco para a cooperativa, que se torna a primeira empresa brasileira de produção de proteína animal a obter o certificado multiespécies de Bem-Estar Único. Ela destaca que a Dália está alinhada às tendências globais de responsabilidade socioambiental. “Quando cuidamos dessas três partes, todos saem ganhando: quem produz, quem consome e o planeta.”
Qualidade à mesa dos consumidores
Para o gerente da Divisão de Produtos Suínos, Roberto Luiz Crippa, o reconhecimento reforça o empenho diário dos colaboradores da cooperativa, que prezam pela excelência dos produtos que levam a marca Dália. “É um selo de imensa importância. Ele mostra que estamos no caminho certo, mas o trabalho não para, pois cada função aqui dentro é essencial para o êxito final nos deliciosos produtos Dália.”
Crescente demanda de consumidores conscientes
A supervisora e auditora de Qualidade, Elisa Scheid Tesser, ressalta que a certificação comprova que os conceitos de bem-estar fazem parte da rotina da Dália. “Trata-se do início de uma caminhada, em que o nosso desafio diário é atender ao conceito de Bem-Estar Único de todos os envolvidos.”
Para ela, a promoção do bem-estar animal é uma responsabilidade compartilhada entre produtores, transportadores e funcionários do frigorífico, exigindo comprometimento de toda a cadeia produtiva.
Padrões rigorosos
A engenheira ambiental e supervisora do Setor de Bem-Estar Animal, Andrieta Werner, explica que o trabalho envolve todas as etapas da produção e começa ainda na propriedade. “Para garantir eficiência e o cumprimento das normas de bem-estar animal, os manejos precisam iniciar na granja. A saúde dos plantéis é protegida por rigorosa biossegurança, controle de doenças e vazio sanitário entre lotes, assegurando higiene completa das instalações.”
Referência no setor
Para o médico veterinário e coordenador de Bem-Estar Animal para Monogástricos da MSD Saúde Animal, Dr. Filipe Dalla Costa, a conquista da certificação no frigorífico de suínos reforça a solidez da parceria entre a MSD Saúde Animal e a Dália Alimentos. “O compromisso com o bem-estar animal, humano e ambiental está presente em toda a cadeia. A Dália é a primeira agroindústria certificada em multiespécies, e esse reconhecimento posiciona a cooperativa como referência no setor.”
Sugestões de legenda: (esquerdas para direita) Valdecir Cardoso, Gustavo do Nascimento, Andrieta Werner, Elisa Scheid, Linette Goes, Ivane Giacobbo, Roberto Crippa e Leonardo Hunsche
Frigorífico de Suínos da Dália tem capacidade de abater três mil animais por dia
Kástenes R. Casali
Assessoria de Imprensa
Cooperativa Dália Alimentos Ltda.