|
Programação de sábado e domingo prepara apresentações dos instrumentistas e professores: |
O 6º Festival de Música de Teutônia, realizado de 19 a 23 de novembro, segue proporcionando uma verdadeira imersão artística para músicos, estudantes e apreciadores da arte. Com uma ampla agenda gratuita, o evento reúne mais de 200 festivaleiros vindos de mais de 30 municípios gaúchos, distribuídos em 16 cursos conduzidos por 19 professores convidados de diferentes regiões do Brasil.
Manhãs e tardes são dedicadas às aulas e oficinas, enquanto as noites recebem apresentações abertas ao público, como recitais, grupos instrumentais e grandes formações, contemplando instrumentos como flauta transversal, guitarra, trompete, violino, piano e teclado, saxofone, bateria, trombone, clarinete, violão, baixo elétrico, violoncelo e acordeon, além do canto coral e aulas de arranjo.
Vocal 5
A noite de sexta-feira, dia 21, levou ao Auditório Central do Colégio Teutônia o concerto do grupo Vocal 5, de Porto Alegre, que encantou o público com técnica refinada e interpretações marcantes das cinco vozes no palco com a música a cappella, reforçando o caráter artístico e formativo que se entrelaça em cada etapa do Festival. Eles trouxeram influências musicais de grupos vocais como MPB4, Conjunto Farroupilha, Roupa Nova e Take6, com arranjos vocais próprios para músicas populares nacionais e internacionais.
O Vocal 5 conquistou o 1º lugar no quadro ACAPPELLA, do Domingão do Faustão. Já realizou shows em países como Uruguai, Paraguai e uma turnê pela Alemanha.
Ensaios para o grande final
Seguem movimentados os ensaios da Big Band, da Orquestra Acadêmica e da Grande Orquestra do Festival, todos conduzidos pelo maestro Gilberto Salvagni, formações que, junto ao Grande Coral, encerram a programação na noite deste domingo, às 18h, na Prefeitura de Teutônia.
Segundo o maestro, o Festival tem um papel duplo. “Além de entregar atrações para o público, entrega produções feitas dentro do próprio evento, com as apresentações que ocorrem nas noites de sábado e domingo, envolvendo estudantes e professores. São momentos em que a comunidade poderá conferir o trabalho realizado. Poder fazer parte de um Festival que proporciona aos jovens oportunidades como essas é motivo de muita alegria, de realização, de se sentir útil à sociedade. É até difícil descrever. Sou natural de Garibaldi/RS e, quando criança, não existiam oportunidades como essas, era algo muito distante, um sonho utópico achar que poderia, em algum momento, fazer parte de uma orquestra”, emociona-se.
Ele destaca ainda o perfil dos participantes. “A maioria são crianças e jovens, desde iniciantes até instrumentistas mais experientes. Esses alunos têm contato com grandes professores e a oportunidade de tocar em grupo, sentindo a energia de uma grande orquestra. Isso é sensacional. Gostaria muito de ter tido oportunidades assim quando criança. Fico muito feliz em participar de algo que oferece isso aos jovens e também adultos que estão aqui.”
Sobre o que o público pode esperar hoje e amanhã à noite, Salvagni explica que a programação reserva dois momentos distintos. Neste sábado, ocorre o Recital dos Estudantes, com apresentações por classes de instrumentos no Auditório do Colégio Teutônia, a partir das 19h. No domingo, todos se unem na Orquestra do Festival. “São momentos preparados nas aulas e nos ensaios das orquestras ao longo do dia. O público pode esperar apresentações muito emocionantes. Vemos o brilho no olho de pessoas que estão tendo grandes oportunidades de se apresentar e fazer algo muito bonito. Está ficando realmente especial.”
O repertório da Big Band conta com músicas de Antônio Carlos Jobim (Corcovado) e Jerry Gray (A String of Pearls); a Orquestra Acadêmica, de Randy Newman (Monsters Inc), Joe Hisaishi (Merry Go Round of Life - from 'Howl's Moving Castle') e Howard Shore (The Lord of The Rings); e a Orquestra do Festival, de Elton John & Tim Rice / Kristen Anderson-Lopez (Disney Medley - Circle of Life / Let it Go), Holly KnightMike Chapman (The Best) e Bill Conti (Gonna Fly Now), com arranjos de Gilberto Salvagni, Nelson Ayres e Philippe Marillia.
O Festival de Música de Teutônia é uma realização da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte), com apoio cultural do Colégio Teutônia e da Prefeitura de Teutônia, patrocínio de Certel e Sicredi Ouro Branco, e financiamento por meio do Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura e Governo do Estado.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester