|
Laura Brackmann Mallmann embarca para Colômbia onde compete no sábado: |
A atleta teutoniense Laura Brackmann Mallmann (16) embarca nesta quarta-feira para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que será disputado no próximo sábado (08), na cidade de Facatativá, na Colômbia.
Laura integra a Seleção Brasileira Sub-18, após garantir vaga com o 3º lugar na Copa Brasil de Cross Country, disputada no dia 19 de outubro, em Poços de Caldas/MG. Na ocasião, ela completou os 4km em 17min12seg, desempenho que lhe rendeu o reconhecimento entre as principais promessas do atletismo nacional.
“Sei que os 4km Sub-18 é uma prova difícil, que disputarei com os melhores atletas da América do Sul, a 2,6 mil metros de altitude, mas darei o meu melhor”, afirma Laura, confiante para o desafio internacional.
O campeonato também terá disputas nas categorias Sub-20 e Adulta, com a participação dos principais atletas sul-americanos. A delegação brasileira estará representada por cerca de 30 atletas, além de treinadores e chefe de equipe.
Representando o atletismo gaúcho e teutoniense
Laura integra a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Sicredi/Acerte, que conta com o apoio das Prefeituras de Teutônia e Westfália. A atleta viaja no dia 05 de novembro até São Paulo, onde se junta à delegação nacional antes do embarque à Colômbia.
O professor e treinador Iurquen Roese destaca a importância da participação da jovem em uma competição internacional. “Será uma excelente oportunidade e uma grande experiência. A Laura tem condições de buscar uma boa colocação. O Campeonato Sul-Americano é muito forte, mas o Brasil sempre tem bons resultados. É uma chance única para ela vivenciar o ambiente de uma Seleção Brasileira e se motivar ainda mais para seguir evoluindo”, avalia Roese.
Ascensão rápida no atletismo
Mesmo com pouco tempo de trajetória, Laura vem acumulando conquistas expressivas. Em apenas um ano, foi campeã estadual nos 800m, vice-campeã gaúcha nos 1500m, campeã geral feminina nos 5km do Circuito dos Vales, venceu a 1ª Maratona de Torres e 21k Lajeado. Ela também foi medalhista de bronze nacional nos 800m dos Jogos da Juventude, competição que ocorreu em Brasília. A jovem atleta carrega consigo o nome de Teutônia, do Rio Grande do Sul e do Brasil, em mais um importante desafio, agora no cenário sul-americano.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester