|
A pesquisa desenvolvida pela nutricionista Lisângela Bagatini, da Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, foi classificada como "experiência exitosa" pela Revista da Rede Brasileira de Nutrição |
e Alimentação do Escolar (REBRAE). O estudo, realizado nas escolas EMEF Leopoldo Klepker e CEMEF Leonel de Moura Brizola, envolveu 57 estudantes entre 10 e 15 anos no desenvolvimento de refeições escolares com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
O projeto, que contou com oficinas em quatro etapas — exploração, prototipagem, teste e divulgação —, permitiu que os alunos experimentassem PANC como ora-pro-nóbis, inhame, capuchinha, açaí juçara, cúrcuma e biomassa de banana verde e criassem receitas para a merenda escolar. As preparações mais votadas foram a pizza com ora-pro-nóbis e cúrcuma e o pão de queijo com açaí juçara, que depois foram avaliadas por outros estudantes.
De acordo com a nutricionista Lisângela Bagatini, “ao participarem do desenvolvimento de receitas que possam ser acrescentadas aos cardápios escolares, estudantes estão garantindo que as opções saudáveis atendam aos seus gostos”. A pesquisa mostrou que a participação ativa das crianças aumentou a aceitação das PANC, fortaleceu o sentimento de pertencimento e incentivou mudanças positivas nos hábitos alimentares.
A subsecretária municipal de Educação, Shana Müller, destacou a importância da iniciativa: “Estamos muito orgulhosos do trabalho da Lisângela e de toda a equipe envolvida. Essa pesquisa reforça nosso compromisso com uma educação que valoriza a alimentação saudável, a sustentabilidade e a participação dos estudantes”.
A matéria completa sobre a experiência pode ser acessada no site da REBRAE:
https://rebrae.com.br/experiencias/desenvolvimento-de-refeicoes-escolares-com-plantas-alimenticias-nao-convencionais-panc-em-teutonia-rs/
assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia