|
Na manhã desta segunda-feira, Teutônia sediou o Seminário Regional de Educação Fiscal, realizado no auditório Sicredi Ouro Branco, |
no bairro Languiru. O evento faz parte do Programa de Integração Tributária e reúne representantes de 34 municípios da região, com o objetivo de discutir educação fiscal e cidadania.
O prefeito de Teutônia, Renato Altmann, destacou a relevância do tema: "A educação fiscal é responsabilidade de todos: gestores municipais e cidadãos. É fundamental que os gestores administrem os recursos com responsabilidade e que os cidadãos compreendam sua participação, fiscalizando os recursos públicos."
A Secretária da Fazenda, Lidiane Lagemann, ressaltou a importância da retomada do seminário e do grupo de educação fiscal: "O enfoque principal é a educação. A ideia das ações do grupo é desenvolver a cidadania fiscal: compreender de onde vêm os recursos e sua importância. A sociedade sabe que, sem recursos, o município não consegue investir em serviços e obras. Nosso objetivo é capacitar a população e os educadores sobre a participação da educação no município e o impacto financeiro que ela gera."
O coordenador do Grupo Municipal de Educação Fiscal do Município de Teutônia, Fernando Scholz, explicou as ações do grupo:
"Desenvolvemos durante o ano diversas ações, principalmente com escolas. Este seminário é voltado principalmente para servidores, capacitando-os no desenvolvimento fiscal do município, mas a comunidade também pode participar. A ideia é dar continuidade às atividades do grupo e fortalecer a cidadania fiscal."
No turno da manhã, o evento contou com a palestra de Wilmar de Souza Lima, "A importância da Educação na cota parte do ICMS através das provas SAERS", destacando a relação entre educação e desenvolvimento da comunidade. Houve ainda o relato de experiência com Raquel Soares, "Aprendendo sobre Educação Fiscal através do filme ‘O menino que descobriu o vento’" – EMEF Bento Gonçalves.
Durante a tarde, o seminário segue com as palestras de Tamara Dentee, "Projetos de Educação Fiscal e as diferenças de Educação Financeira", e de Daniel Laércio Bellin, "Educação Financeira: Uma nova forma de viver", além do relato de experiência com Evandro Biondo, "Nossa Merenda tem valor, vamos evitar o desperdício" – EMEF Leopoldo Klepker.
Imprensa Rádio Tirol
Texto e fotos Maica Lauana Cord