|
Podem participar agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pecuaristas familiares que tenham CAF, DAP ou DPF ativos: |
As inscrições para o Programa Operação Terra Forte iniciaram no dia 17 de setembro em todo o Rio Grande do Sul, mas em PAVERAMA teve início nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, seguindo até 17 de outubro.
Podem participar agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pecuaristas familiares que tenham CAF, DAP ou DPF ativos. As inscrições são presenciais nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, com entrevista e apresentação de documento de identificação.
O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, recuperando propriedades, promovendo práticas sustentáveis e ampliando a resiliência climática.
Entre as ações previstas estão:
✅ Diagnóstico das propriedades rurais
✅ Planos individuais de recuperação
✅ Assistência técnica especializada
✅ Apoio com patrulhas agrícolas mecanizadas
✅ Auxílio financeiro de até R$ 30 mil por agricultor selecionado