Estrela | Comunidade estrelense celebra sabores das primeiras fornadas

08/04/2024

Grande presença de público e diversas atrações marcaram a inauguração do Forno da Praça, novo espaço público, turístico e de capacitação inaugurado neste sábado (06), na Praça Henrique Roolaart:

Geleia e bolachas. Crianças, idosos, famílias. Danças, música, poesia. Chimarrão, café, e é claro, muita cuca e pão também. Bons ingredientes é que não faltaram para a grande festa de inauguração do “Forno da Praça”, nome escolhido após votação popular. O espaço comunitário destinado para o incentivo da produção, comercialização e capacitação em torno da gastronomia de Estrela foi inaugurado sábado (06), na Praça Henrique Roolaart, espaço que também recebeu melhorias após sofrer com os danos recorrentes das últimas enchentes e vendavais. Apresentações da Banda de Estrela; Grupos Folclóricos; Coral do Gracie; CTG Raça Gaudéria e Núcleo Cultural de Estrela completaram a celebração.

 

Agendada para ocorrer ao longo de toda a manhã, a festa recebeu convidados desde cedo. Não poderia ser diferente, com as delícias já sendo produzidas desde a madrugada. Os aromas estavam no ar. Não foram poucos os que saíram da Feira do Produtor, que fica ao lado, e pararam por ali mesmo para prestigiar a nova estrutura. O projeto foi inspirado em modelo de sucesso implementado e localizado na Praça das Etnias, em Gramado. São três fornos que contarão com agendamento para o uso ao longo da semana. Uma espécie de ecônomo/monitor será o responsável por essa organização e limpeza do local, que conta com uma cozinha industrial aprovada pela vigilância sanitária que é equipada para a preparação dos alimentos e armazenamento dos ingredientes e utensílios. Além de permitir o uso para a produção de tradicionais delícias da culinária local, inclusive de comunidades do interior e clubes, o espaço também será meio de capacitação e potencialização de profissionais e negócios.

 

 

Melhorias

 

A inauguração também celebrou um novo momento para os frequentadores da praça Henrique Roolaart e seu entorno, fortemente castigados após os últimos desastres naturais. A revitalização da praça e seus espaços contou com a reforma da “Casa Amarela”, ponto de encontro e comercialização de artesanato local, novas vagas de estacionamentos oblíquos, bancos e calçada, assim como melhorias no ajardinamento. E que parece ser apenas um canteiro, localizado em frente às novas vagas de estacionamento, trata-se uma das novidades do espaço. As flores ali escondem o primeiro "Jardim de Chuva" de Estrela, criado pelo Departamento do Meio Ambiente, e cuja função de sua estrutura é minimizar os impactos de enchentes e alagamentos, porque deixa o solo mais permeável. Ainda, está em fase de conclusão e será logo inaugurada a casa “Cristal Azul”, voltada para encontros da ONG de mesmo nome e que tem como público-alvo os autistas.                  

 

Público aprova

 

Livia Birck (5 anos) e Helena Siebeneichler (4) são colegas de escola. Fizeram questão de ir conhecer os fornos. Tiraram muitas fotos no local. Depois degustaram as delícias. As mães das meninas avaliaram a proposta. “Acho muito válidas essas iniciativas. Inovar, trazer coisas diferentes e boas sempre são positivas”, comenta Sirlene Birck, ao fazer referência aos fornos de Gramado, que serviram de inspiração ao modelo estrelense. “Conheço e sempre tem gente lá”, completa. “Temos agora é tirar proveito deste investimento”, opina Samantha Siebeneichler. “Bom demais ver nossas filhas aqui, vivendo isso, esse sentimento de 'casa da vó'.”

 

E as crianças pelo jeito aprovaram as delícias. As irmãs Helena (04) e Ana Laura (10) Comares Zanatta provaram de quase tudo. “Tem cuca virada”, avisou Helena, com um copo de café com leite na mão. “O pão é bem macio”, confirmou a irmã. “E gostoso”, sentenciou. Já Clara Rodrigues Bergmann, de apenas um ano, nem precisou dizer nada. A boca cheia de pão de milho denunciava tudo.

 

Receitas da vó

 

Ingrit Link (58) e Francisca Noll (78) também posaram para muitas fotos, mas sempre de touca. Isso porque trabalham direto na cozinha, produzindo as delícias que depois foram servidas. “É fantástica a ideia; reunir pessoas ao redor da cozinha, como antigamente fazíamos”, diz Ingrit, orgulhosa por fazer parte do dia histórico. “Sem contar que ninguém tem mais forno. Faz diferença”, ressalta Francisca, tirando mais uma fornada de pão e cuca. “Tem cueca virada também. Logo, logo”, avisa.

 

O casal João e Noeli Nol levou chimarrão para prestigiar o evento. “Está muito bonito, legal todo o espaço. A praça ficou muito melhor. Bem mais agradável. Mesmo antes da enchente e do vendaval a gente não se animava vir aqui tomar um chimarrão como estamos fazendo hoje”, diz João. Noeli comenta. “As raízes das árvores estavam expostas. Caso não tivesse cuidado, tropeçava nelas. Praticamente não tinha local para sentar. Agora tem mais bancos, área verde. Tomara que os investimentos aqui continuem e a população cuide e aproveite.”    

 

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5861
Realizada em 27/04/2024
1º - 003617
2º - 044156
3º - 081540
4º - 004841
5º - 070361

Recados

04/03/2024 07:39:17
Rosmar Adriano SilvaRio claro
A programaao da radio tem programas relacionados a novas amizades namoro,troca de telefone, redes sociais etc??

25/01/2024 11:02:16
Ana
Sou de Westflia, gostaria de participar

09/01/2024 12:17:19
Raide alesgut
bom dia com alegia para vocs da Tirol....

21/12/2023 15:00:24
jodiane
feliz natal


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.