Estrela | Viagem a Brasília já traz resultados

06/10/2021

Entre as muitas pautas levadas pela comitiva de Estrela à Capital Federal, pontes do interior do município têm as situações de emergência reconhecidas pela Defesa Civil Nacional

 

         Desde a manhã desta terça-feira (05), o prefeito Elmar Schneider cumpre intensa agenda de compromissos em Brasília. Acompanhado de representantes do Legislativo, os vereadores Adriano Scheeren, o ‘Pida’; e Humberto ‘Canigia’ Rerig, o chefe do Executivo estrelense levou uma série de demandas e projetos do município, nas mais variadas áreas, a diversas instâncias e lideranças políticas na Capital Federal. Uma das pautas, e das consideradas prioritárias, foi a busca de reconhecimento da situação de emergência das pontes nas localidades da São José e São Jacó, no interior do município, e a captação de recursos para a solução dos referidos problemas. Depois de reunião na terça-feira (05) com o Secretário Nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, um importante avanço nesse sentido já foi obtido nesta quarta-feira (06), quando o órgão nacional reconheceu a legitimidade do pedido, inclusive protocolado no Diário Oficial da União.

 

         De acordo com o prefeito, após a homologação do decreto também por parte da Defesa Civil do RS dos prejuízos causados nas duas estruturas recorrentes das fortes chuvas, enchentes e também tráfego pesado, que se intensificou após a rota no interior ser usada por um grande período como desvio alternativo da BR-386, era necessário buscar uma solução imediata e direta. “Estamos pleiteando recursos para recuperação das mesmas junto a Defesa Civil Nacional tendo em vista a importância destas vias para escoar a produção agrícola destas comunidades”, resumiu o prefeito Elmar Schneider. O secretário nacional reconheceu a situação crítica das estruturas. Alves teria inclusive confirmado sua vinda a Estrela para presenciar pessoalmente os casos.

 

         Pois na manhã desta quarta-feira (06), a publicação do Diário Oficial da União já trazia a portaria que reconhece a situação de emergência encaminhado pelo executivo estrelense e publicado no Formulário de Informações de Desastre (Fide). “Boas relações aliadas à agilidade e bons projetos garantem recursos para obras que visam melhorar a qualidade de vida dos estrelenses”, destacou o prefeito, que seguirá em Brasília até sexta-feira (08).

 

Entenda o caso

 

         Na Linha São José, a ponte da Tangará, estrutura sobre o Arroio Boa Vista, localizada na Estrada Municipal Nicolau T. Hoss, está interditada devido a problemas ocasionados por enchentes, desgaste natural pelas dezenas de anos de uso e desrespeito a regras. No mesmo sentido, a ponte da São Jacó, na estrada municipal Jacob Müller, em Pinheiros, também segue parcialmente interditada, podendo ser apenas utilizada por veículos leves. Segundo a avaliação, parte dos tirantes foram rompidos, uma das cabeceiras inclinou e os pilares apresentam danos, agravados pelas fortes precipitações nos últimos 12 meses e especialmente pelo uso em massa do trecho como desvio após o acidente que bloqueou a BR-386 em março deste ano.

 

         Há duas semanas, moradores locais receberam uma comitiva formada por engenheiros e técnicos da Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Engenharia Civil, além do Poder Legislativo e Executivo através do secretário municipal da Agricultura, Douglas Sulzbach., para demonstrar a necessidade de as estruturas seguirem com as restrições. Um pedido no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) para a construção de duas novas pontes já foi protocolado pelo governo e aguarda um retorno.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli

Foto: Comunicação/Prefeitura de Estrela

Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5618
Realizada em 01/12/2021
1º - 018759
2º - 036362
3º - 087278
4º - 069734
5º - 016422

Recados

26/11/2021 20:33:02
Denisi Senti Silva
Quero participar da promoo!!! 51 980364911

08/10/2021 16:54:20
Lidi canabarro
escuto todas as tarde ptogtsms muito bom adoro o Belo. toca batom de cereja.

06/09/2021 14:24:29
Ane canabarro
Pra mim o teu programa o melhor escutos sempre Bello.

09/08/2021 13:43:04
Lucas
Favor tocar a msica ltima Carta do Talis Lanes


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.