Lajeado | Resiliência: adaptação e impulso para dar sequência aos projetos e sonhos
25/05/2020

Derivada do latim, expressão se popularizou há pouco tempo no Brasil

 

 

           Derivada do latim resiliens, a palavra resiliência ficou popular no Brasil nos últimos anos. Com significado relacionado à capacidade do ser humano de lidar com as dificuldades e situações adversas, manter-se resiliente é de extrema importância em diversos momentos da vida das pessoas. Uma pessoa resiliente é capaz de refletir sobre seus erros e fracassos, entender seus pontos fracos e aprender com isso. Esse é um fator essencial para o desenvolvimento.

 

           Conforme a psicóloga do Serviço Especializado de Psicologia (SEP) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Denise Fabiane Polonio, apesar de muitos tratarem a resiliência como uma característica nata, ela pode ser desenvolvida em qualquer pessoa. “A resiliência não é somente algo que nasce com a gente, precisamos desenvolvê-la no nosso interior. Ela representa o processo de recuperação do nosso corpo após uma situação adversa. É a capacidade que temos de nos adaptar às situações para seguir nossos projetos e corresponder às nossas expectativas. Está muito ligada à motivação e à esperança”, salienta.

 

           Como com qualquer outra habilidade psicológica, algumas pessoas encontram mais dificuldades para trabalhar a resiliência dentro de si. Mesmo assim, a psicóloga conta que, com algumas estratégias, ela se torna acessível para todos. “Primeiro, é necessário estar bem consigo mesmo, e para isso precisamos nos conhecer. O autoconhecimento não é um processo simples, a pessoa precisa estar disposta a olhar seus limites, suas qualidades, o que faz com que ela se potencialize. É uma série de fatores internos que muitas vezes as pessoas têm receio de observar”, comenta a profissional.

 

           Para Denise, uma das principais alternativas para trabalhar a resiliência é alinhar os pontos positivos e negativos das situações, evitando observações extremas. “É importante não colocarmos todas nossas forças em apenas um objetivo. É necessário criar estratégias para se chegar à meta, mas caso não seja atingida, devemos refletir sobre o que deu errado e observar o que construímos nesse processo e como essas construções contribuem para nosso desenvolvimento e o alcance de nossa meta. Com esse entendimento, já estamos desenvolvendo a resiliência”, finaliza.

 

Importância para acadêmicos

 

           Apesar de se popularizar há pouco tempo, temas envolvendo a resiliência estão presentes desde o início do curso de Psicologia da Univates. Conforme a coordenadora do curso, professora Gisele Dhein, são diversos os momentos em que os estudantes passam por vivências relacionadas à resiliência. “As experiências vivenciadas ao longo do curso proporcionam aos estudantes conhecimento sobre o tema, elas ocorrem tanto de maneira teórica quanto prática. O curso conta com diversas disciplinas, nas quais os acadêmicos vivenciam as experiências de outras pessoas, tendo que se deparar com as mais diversas situações que emergem nos grupos terapêuticos”, comenta.

 

           Além disso, Gisele salienta as outras possibilidades de experiências que a Universidade oferece aos estudantes. “A Univates conta com diversos projetos de extensão e pesquisa, nos quais, por meio do contato direto com a comunidade, os participantes conseguem, além de assimilar, vivenciar os conceitos e teorias trabalhados nas aulas, principalmente quanto ao levantamento de necessidades e demandas de saúde, planejamento do cuidado, intervenção e avaliação das ações desenvolvidas”, finaliza a coordenadora. 

 

Inscrições abertas

 

           A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

 

           A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

 

 

Texto: Vinicius Mallmann

Crédito: Kat Jayne/Pexel

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5478
Realizada em 04/07/2020
1º - 060674
2º - 007867
3º - 027005
4º - 004814
5º - 054457

Recados

01/07/2020 08:31:13
Janaina Canabarro
Bom dia JD! Manda uma abrao para Ligia minha irma que esta de aniversrio hoje esta mos em canabarro.

14/06/2020 16:16:34
alert('')
alert('Boa Tarde Teutonienses de Lajeado. Tenham uma boa noite e um bom caf da manh')

07/06/2020 21:57:47
NETO
Boa noite. Sou radioamador aqui em Minas Gerais, e a uns 20 anos atrs, eu tinha um grande amigo muito conhecido a em Teutnia. Era meu amigo ARCELOR. Parece-me que ele fazia parte de uma banda folclrica de Teutnia. Algum teria notcias dele ? Muito obrigado e saudaes, CIRO ( ALEMO ) E-MAIL : newtontencel@gmail.com

10/05/2020 13:59:30
CAFW
um abraco ao colega Adlio Konrasch


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.