Lajeado | Institucional: Cursos da Univates recebem nota máxima no Enade
11/10/2018

Educação Física - licenciatura, Letras e Redes de Computadores conquistaram nota 5

 

            Na última terça-feira, dia 9, foram divulgados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Apenas 5,9% dos mais de dez mil cursos avaliados atingiram conceito 5, nota máxima da avaliação. Os estudantes da Univates fizeram três cursos alcançarem a nota 5: Educação Física - licenciatura, Letras e Redes de Computadores, superando em três vezes a média nacional.

 

            Neste ciclo foi avaliado o desempenho dos estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura na área de Ciências Exatas e afins. Enquanto no Brasil apenas 27% dos cursos avaliados possuem conceito de excelência (notas 4 e 5), a Univates conquistou notas excelentes em 50% dos cursos avaliados. “A obtenção desses conceitos confirma a qualidade do ensino e é resultado do trabalho de muitas pessoas e do comprometimento de professores, estudantes e gestores da Instituição. Ao mesmo tempo, é a oportunidade que a Univates tem para se debruçar com um olhar mais detalhado sobre cada um desses cursos a partir de uma avaliação externa e verificar pontos que podem ser melhorados, o que é próprio do processo educativo de uma instituição de Ensino Superior”, declara a pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro.

 

            O curso de Educação Física - licenciatura, além de estar entre os cursos que obtiveram a nota máxima, é o 2º melhor do Rio Grande do Sul. No Brasil, ele figura entre os quatro melhores considerando universidades privadas. Com 18 anos de história, o curso já formou 328 profissionais.

 

            Conforme o coordenador de Educação Física, Derli Juliano Neuenfeldt, o curso conta com corpo docente altamente qualificado e com laboratórios de ensino modernos. “O conhecimento de nossos docentes e a estrutura completa possibilitam que os estudantes vivenciem e aprendam as mais variadas práticas corporais. Além disso, oferecemos um conjunto de metodologias de ensino, que problematizam a atuação do professor de Educação Física na escola”, afirma.

 

            Segundo Neuenfeldt, um dos diferenciais das aulas é a formação humanística, na perspectiva de uma educação inclusiva. “Formamos um professor que reconhece a diversidade e as diferenças, compreendendo que ensinar perpassa pelas questões étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, ambientais, políticas e outras que fazem parte da a afirmação dos direitos humanos”, explica.

 

Cursos ficam entre os mais bem avaliados do RS

 

            Destaque na área de exatas, o curso de Engenharia de Software, que tirou nota 4 no Enade, foi avaliado como o melhor curso de todo o Brasil. Já o curso de História - licenciatura é o melhor curso de todo o Estado. Redes de Computadores ficou como o segundo melhor do RS e segundo melhor do Brasil considerando apenas as universidades privadas.

 

            Os cursos de Letras e de Engenharia da Produção da Univates estão entre os cinco melhores do País, considerando apenas as universidades privadas.

 

Entenda o conceito

 

            O Enade 2017 teve dois indicadores calculados a partir de seus resultados: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez melhorias na forma de divulgação dos dados referentes a 2017. Uma das principais novidades é que o IDD voltou a ser divulgado separadamente como um indicador de qualidade, pois anteriormente era apresentado apenas como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

            O CPC, outro indicador de qualidade dos cursos de graduação, deve ser divulgado em meados de novembro, segundo previsão do Ministério da Educação (MEC).

 

Vestibular recebe inscrições

 

            A Univates está com inscrições abertas para 42 cursos presenciais e 17 a distância. Os interessados em concorrer a uma vaga podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso dos cursos presenciais da Univates ou realizar transferência de outra instituição. As inscrições podem ser feitas em www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

 

 

Texto: Elise Bozzetto/Ana Amélia Ritt

Foto: Tuane Eggers

Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5329
Realizada em 20/10/2018
1º - 63824
2º - 51127
3º - 41262
4º - 19977
5º - 32360

Recados

03/10/2018 18:09:19
jerry
Por favor, Toca aí Porto Seguro-Andra Machado: https://www.youtube.com/watch?v=Ybyi7adWIvI Download: https://soundcloud.com/evelynsuzany Download: https://www.palcomp3.com/andramachado

01/10/2018 16:08:15
Vera
Estou curtindo muito.

28/09/2018 09:32:05
Vanessa Alesgut
JD é o meu locutor preferido manda um beijo para ele!

23/09/2018 11:27:25
Joares (leis)
Ouvindo a rádio online


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.