Lajeado | Institucional: Reitor da Univates é eleito vice-presidente da Abruc
13/09/2017

Assembleia foi realizada em Brasília nesta terça-feira

 

               O reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Ney José Lazzari, foi conduzido ao cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc) nesta terça-feira, dia 12. A eleição aconteceu durante a 34ª Assembleia Geral Ordinária da Abruc, em Brasília, na sede da Associação. Lazzari integra a direção da Abruc desde 2011.

 

              Para o reitor, o papel das associações comunitárias tem sido essencial para a melhoria contínua das Instituições de Ensino Superior (IES). “A Abruc tem sido um importante interlocutor com as autoridades educacionais com o objetivo de propor e melhorar a atual regulação, bem como de melhorar ou criar alternativas de financiamentos para os estudantes”. 

 

              Segundo Lazzari, a Abruc reúne hoje em torno de 70 instituições de ensino superior comunitárias do Brasil. “Diferentemente de outros países, o Brasil tem hoje três conjuntos de universidades: as públicas estatais (federais e estaduais), as instituições com fins lucrativos e as comunitárias (sem fins lucrativos). Metade dos 8 milhões de universitários do país estão nas IES com fins lucrativos e a outra metade está nas públicas e comunitárias, com cerca de 2 milhões de alunos em cada segmento. As comunitárias têm uma forte presença no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo predominantes nesses estados, enquanto que no restante do país atingem apenas uma fração dos alunos das universidades”, explica Lazzari. 

 

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Presidente: João Otávio Bastos Junqueira - Reitor da Unifeob

1° vice-presidente: Ney José Lazzari - Reitor da  Univates

2° vice-presidente: Carlos Hassel Mendes da Silva - Reitor da Unievangélica

1° tesoureiro: Maurício da Silva Ferreira - Reitor da  UCSal

2° tesoureiro: Waldemiro Gremski - Reitor da  PUCPR

1ª secretária: Sandra Aparecida Furlan - Reitora da  Univile

2ª secretária: Lia Maria Herzer Quintana - Reitora da  Urcamp

 

CONSELHO FISCAL

1° titular: Vilmar Thomé - Professor da Unisc

2° titular: Marcos Medina Leite - Reitor da Unisantos

3° titular: Paulo Muniz - Reitor da Asces/Unita

1ª suplente: Maria Amalia Pie Abib Andery - Reitora da PUCSP

2º suplente: Claudio Alcides Jacoski - Reitor da Unochapecó

3° suplente: Fábio do Prado - Reitor da FEI

 

Saiba mais

 

              A Abruc, ao lado do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), associação da qual a Univates também faz parte, teve papel fundamental na consolidação do segmento comunitário – público não-estatal –, principalmente com o sancionamento da Lei das Comunitárias -  Lei 12.881/2013. 

 

              A Lei das Comunitárias define como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices) as faculdades, centros universitários e universidades que atendam a requisitos similares para associarem-se à Abruc. Antes da Lei, essas instituições não podiam concorrer a editais de órgãos públicos, então destinados apenas às universidades públicas – federais e estaduais. A Lei permitiu, ainda, que as Ices recebessem recursos orçamentários do governo, mediante Termo de Parceria e/ou Conveniamento.

 

              Com a sanção da Lei das Comunitárias, as instituições puderam aderir a outros movimentos como o Programa de Extensão Universitária (Proext), que é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando a aprofundar ações políticas que fortaleçam a institucionalização da extensão no âmbito das instituições comunitárias, estaduais, federais e municipais de educação superior.

 

              Além do Proext, as Ices puderam aderir ainda ao Pró-Equipamentos, para apoio à aquisição de equipamentos destinados a compor a estrutura de pesquisa dos programas de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

              Recentemente, outra grande conquista advinda, também, da Lei das Comunitárias é o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc), que tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelas Ices por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares aos cursos de mestrado acadêmico e doutorado.

 

 

Texto: Elise Bozzetto e Assessoria da Abruc

Foto: Assessoria de Imprensa 

Setor de Marketing e Comunicação - Univates

voltar

Resultado da loteria

Extração nº 5259
Realizada em 17/02/2018
1º - 61090
2º - 50484
3º - 09342
4º - 24371
5º - 43127

Recados

02/02/2018 16:24:29
Vini Zanotto: vinizanottooficial@gmail.com
Ola sou Vini Zanotto músico de Caxias do Sul, RS, gostaria de saber como posso enviar meu material para entrar na programação da rádio, aguardo seu retorno grande abraço!!!

20/01/2018 09:40:11
claudio guntzel
Bom dia Claiton! Quero desejar um feliz sábado a todos os meus amigos do grupo Amor Perfeito e a vocês da radio para este maravilhoso programa,a resposta da charada a quinta esta chocando com a kátia

20/01/2018 09:19:58
L
Queremos mandar um abraço pra todos de Estrela, Poço das Antas e Sao Pedro da Serra que estarão amanhã na Posse do Padre Ademar Ströher em Triunfo. Queremos a música Valsa da Vovó Elfrida

30/12/2017 10:22:19
Elton buth
Bom dia Claiton, estou te ouvindo aqui em Seara sc. Avisa o pessoal aí que quinta ou sexta 04 ou 05 de Janeiro estaremos indo fazer uma visita pra vcs. Vamos nuns quatro ou cinco. eu Hilda, o Airton e a esposa dele e o Rogério. Abraços e feliz ano novo a todos.


2012 Rádio Tirol FM 87.5 Fone: (51) 3762-3035. Todos os direitos reservados.