Estrela | Estado admite que tem que fazer a manutenção na BR-386
17/07/2017

Titular da Secretaria Estadual dos Transportes explica que trechos foram repassados para a responsabilidade do Rio Grande do Sul, durante o governo Olívio Dutra (1999-2003)

 

                   O titular dos transportes no Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, em entrevista a O Informativo do Vale admitiu que os trechos da BR-386, na proximidade com as rodovias estaduais ERS-130 e com a RSC-453 são mesmo responsabilidade do governo gaúcho.

                   Segundo ele, o decreto que transferiu a manutenção das estradas foi editado entre 1999 e 2003, quando Olívio Dutra estava à frente do Piratini, por meio de uma medida provisória da época.


                   "Na realidade, o Rio Grande do Sul teria que receber dois mil quilômetros em rodovias federais. Naquela época, o Estado também recebeu dinheiro para fazer estas manutenções. Isto é um caminho sem volta", frisa. Westphalen. De acordo com ele, o estado comprovou que detém fronteiras com o Uruguai e a Argentina, e por isso necessita da divisão com a União. 


                   Por conta desta característica, o Estado ficou responsável por 360 quilômetros "nestes estão os trechos próximos das rodovias gaúchas, que são mantidas pelo governo." Conforme o secretário, estes trechos não voltarão para o controle da União, que se quer aceita negociar com o governo do Rio Grande do Sul. 


                   Neste caso, o trecho que depende de manutenção, na BR-386, sobre o Arroio Boa Vista em Estrela, fica sob a tutela do Estado. Porém, o secretário não soube informar quando esta obra será realizada na ponte. 



Relembre o caso


- Duas pessoas morreram em um acidente de trânsito no km 348 da BR-386, em Estrela, no dia 10 de abril deste ano. Na ocasião, o motorista de um caminhão perdeu o controle da direção e o veículo caiu da ponte, danificando a estrutura do guarda-corpo. 
- A Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou a confirmar a interdição da rodovia, a partir do dia 22 de junho, para execução da obra de recuperação, que seria feita com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O processo chegou até ser adiado, por falta de materiais para a obra.
- Em 28 de junho o Dnit cancelou a obra. A decisão obedecia a Medida Provisória 82/2002 e à Lei 13.298/2016, que estabelecia a reincorporação pela União dos trechos de rodovias federais transferidos aos Estados e ao Distrito Federal.

 

 

Fonte: O Informativo do Vale.

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