|
Mobilização inicia seu décimo ano de conscientização no País para promover a saúde mental e emocional da população. |
O “Janeiro Branco”, mês dedicado no País à conscientização da saúde mental, está marcando seu décimo ano de existência, reforçando a importância do cuidado emocional. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Estrela junta-se à campanha nacional, destacando a relevância do mês de conscientização e revelando os esforços contínuos em prol da saúde mental ao longo do ano.
Criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, a campanha busca prevenir doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico. O tema escolhido para “Janeiro Branco 2024” é "Saúde mental enquanto há tempo! "O que fazer agora?".
A psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, integrante ativa na linha de frente em saúde mental do Caps, compartilha sua perspectiva: “Trabalhamos todos os dias para conscientizar a população sobre a importância do cuidado em saúde mental. O Janeiro Branco é mais um chamado para que todos estejam atentos aos sinais de adoecimento.” Ela enfatiza que não é errado não estar bem, pois a condição humana nos torna suscetíveis ao sofrimento. Gräff destaca a necessidade de informar a população sobre como identificar, onde buscar auxílio, lidar com o preconceito e desmistificar o sofrimento.
Blitz no calçadão
A coordenadora do Caps de Estrela, Lucimara da Rosa, anuncia uma ação em prol do Janeiro Branco no dia 24 de janeiro. "Será uma blitz para pedestres no calçadão, no Centro de Estrela. Divulgaremos mais detalhes em breve, estamos em fase de organização."
Texto: Júlio César Lenhard
Fotos: Júlio César Lenhard e divulgação/Governo de Estrela