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No Dia Nacional da Biblioteca, a Administração Municipal anuncia a consolidação do projeto de reabertura da Biblioteca Pública Municipal, na sala 58 do Centro Administrativo:
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<p class="western">A Biblioteca Pública Municipal Professor Arno Sommer já está criando forma em sua nova acomodação. O acervo, com mais de 6 mil livros de diversas áreas, estará disponível para a população dentro de algumas semanas, de forma totalmente gratuita.</p>
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<p class="western"><span>Dentre os livros, há obras, inclusive na língua alemã, que contam a história</span> da Colonização de Teutônia e da região sul do Brasil. O<span> espaço também estará disponível para realização de pesquisas literárias e para realização de “hora do conto”.</span></p>
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<p class="western">O local contará com uma bibliotecária, que receberá a comunidade das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A profissional já trabalha na organização dos livros, realizando a separação por gênero literário, a higienização e, posteriormente, a catalogação das obras.</p>
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<p class="western">Após catalogados, todos os títulos estarão disponíveis no site da Prefeitura de Teutônia, para que a população possa consultar remotamente. Para retirar o livro, o munícipe deverá realizar um breve cadastro.</p>
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<p class="western">No momento, a biblioteca não está recebendo doações, pois há a necessidade de que, primeiramente, sejam organizados os livros que a prefeitura já possui. Assim que os livros estiverem devidamente dispostos, será divulgado o recebimento de doações, bem como as orientações para doar.</p>
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<p class="western">“<span>Nosso desejo é que a Biblioteca Municipal seja um espaço amplamente utilizado pela comunidade, fomentando o hábito da leitura nos nossos munícipes, e possibilitando que todos, independentemente de condições financeiras, tenham acesso a obras de grande valor”, ressalta o prefeito Celso Forneck. </span></p>
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<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> <span>Sara Ávila/Assessoria de Imprensa</span></p>
<p>O Grupo Passarela, proprietário das marcas Passarela Supermercados e Via Atacadista, é o 5º colocado em Santa Catarina e o 45º do Brasil, em faturamento, pelo Ranking ABRAS 2024. Os dados apontados pela Associação Brasileira de Supermercados são referentes a 2023, quando o Grupo Passarela faturou R$ 1,9 bilhões e cresceu cinco posições no ranking geral.</p>
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<p>Atualmente, o Grupo atua no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 17 lojas distribuídas em 15 municípios e seu plano de expansão já definido até 2025, prevê a inauguração de mais 12 novas lojas e faturamento de R$ 4,07 bilhões. “Estar entre as lideranças do varejo alimentar, requer disciplina na gestão dos negócios com um time de alta performance focado na melhoria contínua e maturidade dos processos e resultados, sendo esta a nossa essência”, disse o presidente do Grupo, Alexandre Simioni.</p>
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<p>Para suportar este crescimento, o Grupo projeta um novo Centro de Distribuição e atingirá a marca de 4 mil colaboradores diretos ainda este ano. “É uma imensa satisfação chegar a mais esta etapa da história do Passarela e somos gratos aos nossos colaboradores que se dedicam diariamente dando o seu melhor. Nosso muito obrigado também aos nossos clientes que nos prestigiam todos os dias, parceiros e fornecedores que nos ajudam a ofertar produtos de qualidade a preços competitivos em nossas lojas. Este é um trabalho em conjunto da grande família Passarela”, complementou Alexandre Simioni.</p>
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Foram seis encontros em diferentes regiões nos dias 20 a 22 e, 25 a 27 de março:
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<p>Ao todo, cerca de 800 associados da Cooperativa Dália participaram das assembleias regionais que ocorreram nos municípios de Santa Cruz do Sul, Progresso, Encantado, Arroio do Meio, Anta Gorda e Guaporé durante o final do mês de março. </p>
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<p>Na ocasião, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou o balanço do exercício do ano de 2023 e comentou os fatores que impactaram o mercado e promoveram uma grande crise no segmento da proteína animal. “O comportamento do mercado foi, por demais, negativo, tanto que nos últimos três anos, as indústrias avícolas e suinícolas operaram sem rentabilidade, muitas das quais entraram com pedido de recuperação judicial ou iniciaram o processo de liquidação”, explica Freitas.</p>
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<p>Conforme Carlos Alberto, entre os principais fatores geradores da crise agroindustrial estão a explosão generalizada dos custos de insumos no período da pandemia, a elevação dos juros bancários, o desiquilíbrio entre a oferta e o consumo, baixa capacidade do consumo e baixa capacidade do poder aquisitivo da população brasileira. “Insumos como grãos, embalagens, transportes, entre outros, dobraram seus preços, e o mercado não absorveu esse aumento, ficando as agroindústrias sem rentabilidade.” Freitas também explanou sobre o aumento da taxa básica de juros, a SELIC, que saltou de 1% ao ano para 13,75% ao ano.</p>
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<p><strong>Tributação</strong></p>
<p>Uma ameaça no cenário econômico é o aumento da tributação decorrente dos decretos estaduais que retiram os benefícios fiscais, os quais foram instituídos para equalizar a competitividade do estado com os demais estados da federação. “A decisão do governo gaúcho promoverá perdas significativas para as agroindústrias gaúchas em relação às dos estados de SC e PR. Teremos que lidar com o aumento da carga tributária, que deverá sufocar o setor produtivo, além de outros desafios que já temos, como o custo logístico, uma vez que o estado do RS não produz milho suficiente e as agroindústrias precisam trazer o insumo da região centro oeste e depois levar seus produtos industrializados até os grandes centros consumidores como os estados de SP e RJ”, detalha o presidente executivo. </p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>Estratégias </strong></p>
<p>Para minimizar os efeitos da crise da produção de proteína animal, a direção da cooperativa optou por ações estratégicas em relação a produção de suínos e frangos. “Precisávamos diminuir os gargalos que faziam a empresa operar sem rentabilidade; por isso, decidimos diminuir o abate de suínos e aves”, frisa Freitas.</p>
<p> </p>
<p>Em relação à indústria de suínos, esta mesma medida contemplou o aumento na produção de embutidos em relação à carne <em>in natura, </em>com valor agregado.</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>Final da crise</strong></p>
<p>O gestor ainda ressalta que a crise da proteína animal que iniciou em 2020 passou a desacelerar no mês de setembro do ano passado. “Tínhamos uma projeção que no primeiro semestre de 2023 seria o momento mais impactante da crise e estávamos certo. Contudo, só sentimos os reflexos positivos em novembro, quando deixamos para trás os danos causados pela catástrofe climática ocorrida no mês de setembro, cujas águas invadiram as indústrias. </p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>Oportunidades </strong></p>
<p>Por fim, Freitas mencionou as oportunidades que o mercado tem apresentado. “Acompanhamos a reação do mercado em relação à redução dos custos dos insumos e queda na taxa Selic, atualmente em 10,75% ao ano.” completou.</p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>Prestação de Contas </strong></p>
<p>Já o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, prestou contas sobre números do quadro social. “Atualmente são 2661 associados espalhados em 125 municípios e 2831 funcionários”. </p>
<p><strong> </strong></p>
<p><strong>Valores do Criança Dália 2023</strong></p>
<p>Sobre o programa Criança Dália, no ano de 2023 totalizou mais de R$ 87,3 mil em doações, o que também inclui o patrocínio da Corrida Pela Vida, evento promovido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI). Além disso, foram doados ao ICI mais de R$ 197 mil, referente ao porcentual sobre as vendas de leite Dália UHT.</p>
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Evento ocorre no próximo sábado, dia 13, e terá imunização para a Influenza restrita a grupos prioritários; mas aberta para outras doenças e vacinas de rotina:
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<p>Iniciada em todo o País no último dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza terá agora a realização de seu “Dia D”, agendado para ocorrer em boa parte do território no próximo sábado (13). Em Estrela, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já acertou como funcionará a dinâmica do especial dia de mobilização, que também contará com a imunização contra outras doenças e vacinas de rotina. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas em todo o País. Em Estrela a expectativa é de 13,8 mil pessoas até o fim da campanha. Mais de 1.6 mil já se imunizaram.</p>
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<p>A estratégia não muda muito em relação ao modelo do ano passado e outras ações emergenciais, que trouxeram bons resultados. A ação será centralizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Central, ou posto Central como é popularmente conhecido, e ocorrerá das 8h às 12h. A vacinação específica contra a Gripe Influenza seguirá restrita aos grupos prioritários. Por outro lado, a população em geral pode buscar a imunização contra a Covid, HPV e outras doenças, assim como realizar as vacinas de rotina, principalmente as infantis. </p>
<p> </p>
<p>O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma iniciativa do governo brasileiro criada em 1973 com o objetivo de controlar, eliminar ou erradicar doenças por meio da vacinação em massa da população. A campanha anual de vacinação contra a gripe tem como objetivo principal proteger os grupos mais vulneráveis contra as complicações decorrentes da infecção pelo vírus influenza, entre estes idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.</p>
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<p><strong>Locais e horários</strong></p>
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<p> Tradicionalmente, a vacinação da Influenza ocorre semanalmente em:</p>
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<p># <em>Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.</em></p>
<p> </p>
<p><em># Imigrantes e Auxiliadora: será destinado a pessoas com mais de 4 anos.</em></p>
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<p># <em>No SAE (Serviço de Assistência Especializada) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial): exclusivo para usuários do serviço.</em></p>
<p><em> </em></p>
<p><em># Indústrias: nas terças e sextas-feiras, durante o horário de funcionamento. </em> </p>
<p> </p>
<p><em># Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde em roteiro itinerante durante o mês de abril, com o apoio de profissionais capacitados</em></p>
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<p><strong> Documento exigido</strong></p>
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<p> Uma mudança administrativa significativa neste ano é que, a pedido do Ministério da Saúde – geral para todos os municípios – será exigida a adoção do registro nominal, um método mais preciso para rastrear a vacinação, exigindo a anotação do CPF e outros dados individuais, semelhante ao sistema implementado durante a campanha contra a Covid-19. Por isso a necessidade de se levar documento de identificação.</p>
<p> </p>
<p><strong>Grupos prioritários</strong></p>
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<p>Entre estes estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A vacina Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.</p>
<p> </p>
<p><strong>Sobre a Influenza</strong></p>
<p> </p>
<p>A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.</p>
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<p><strong> Podem se vacinar:</strong></p>
<p>· Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;</p>
<p> </p>
<p>· Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;</p>
<p> </p>
<p>· Trabalhadores da Saúde;</p>
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<p>· Gestantes;</p>
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<p>· Puérperas;</p>
<p> </p>
<p>· Professores dos ensinos básico e superior;</p>
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<p>· Povos indígenas;</p>
<p> </p>
<p>· Idosos com 60 anos ou mais;</p>
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<p>· Pessoas em situação de rua;</p>
<p> </p>
<p>· Profissionais das forças de segurança e de salvamento;</p>
<p> </p>
<p>· Profissionais das Forças Armadas;</p>
<p> </p>
<p>· Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);</p>
<p> </p>
<p>· Pessoas com deficiência permanente;</p>
<p> </p>
<p>· Caminhoneiros;</p>
<p> </p>
<p>· Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);</p>
<p> </p>
<p>· Trabalhadores portuários;</p>
<p> </p>
<p>· Funcionários do sistema de privação de liberdade;</p>
<p> </p>
<p>· População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Primeira edição de encontro nacional da Rede Sinodal de Educação para as áreas ocorre nos dias 08 e 09 de abril:
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<p><span>Criatividade, inovação e estratégias são o foco do 1º Encontro Nacional de Equipes de Marketing, Comunicação e Tecnologias da Informação (ENCOMTI) da Rede Sinodal de Educação (RSE), realização do Colégio Teutônia. O evento iniciou nesta segunda-feira (08) e terá continuidade amanhã (09), em Teutônia/RS.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Com ciclo de palestras e oficinas, além de momentos culturais, de integração, de encontros e troca de experiências, aproximadamente 90 pessoas participam das atividades, representando escolas integrantes da RSE dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>O diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske, valorizou a oportunidade de troca de informações e novos conhecimentos. “Além das abordagens em palestras e oficinas, o ENCOMTI é um momento especial para novas experiências e muitas vivências, em áreas que ainda não contavam com espaço específico na vasta programação de eventos formativos e de planejamento oportunizados pela Rede Sinodal de Educação, a quem agradecemos pela oportunidade para organização da primeira edição”, frisou.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><strong><span>Estamos em Rede</span></strong></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>O diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, abriu a programação com a fala “Estamos em Rede”, reafirmando a relevância da temática do ENCOMTI. “A proposta nasceu em um dos nossos Seminários de Diretores, quando entendeu-se a necessidade de tratarmos das pautas que estão na programação e são imensamente relevantes no cotidiano das nossas escolas”, disse.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Ele também abordou o conceito de rede no conjunto de escolas, as características, valores e princípios da RSE, bem como ações do Planejamento Estratégico. “A centralidade das nossas ações está na relação de gente para gente, pois as pessoas têm a capacidade de transformar o mundo. Isso também perpassa pela forma como nos comunicamos, nas nossas estratégias e posicionamentos”, afirmou Rückert, valorizando o público-alvo do Encontro. “Iniciamos mais uma história importante da nossa Rede Sinodal de Educação com setores que precisam ser potencializados pelas suas responsabilidades e competências. O ENCOMTI se soma aos 74 eventos do calendário formativo da RSE em 2024. Juntos construímos possibilidades, fortalecendo o trabalho e buscando continuamente a profissionalização em todos os nossos fazeres. Nossas escolas chegaram onde estão com muita devoção, muita transpiração e trabalho”, concluiu.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><strong><span>Educação, avanço da tecnologia e gestão do tempo</span></strong></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>“<em>Design First</em>: o papel secundário da tecnologia” foi tema da palestra do especialista em Educação e Coordenação Pedagógica, doutor em Criatividade e mestre em Engenharia de Produção, Daniel Quintana Sperb. “Design não é apenas uma questão de estética, mas do desenho de negócios, de currículo, de sistemas, de processos e de experiências. O conceito e as formas de utilização do design evoluíram para além de um produto de comunicação visual, alcançando a estratégia de resolução de problemas e de diferenciação no mundo corporativo”, explicou.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Com exemplos práticos, o palestrante falou de formas de inovar, abordando modelo de negócio, rede, estrutura, processo, desempenho do produto, sistema de produto, serviço, canal, marca e envolvimento do cliente. “É preciso identificar o que as pessoas desejam. Em educação, é fundamental entender as necessidades reais dos estudantes, pensar nas experiências do aluno, que deve estar no centro de tudo para as escolas”, afirmou.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Sperb ainda chamou atenção para Inteligência Artificial. “Não se trata de uma ferramenta, mas uma extensão da nossa inteligência. Inovar se tornou questão de sobrevivência, com a transformação digital indo além da simples digitalização de processos analógicos, que na verdade deveriam ser redesenhados. Não há como parar o avanço tecnológico, mas podemos equacionar nosso tempo e precisamos perder o medo de experimentar a tecnologia. A Inteligência Artificial está redefinindo a criatividade”, concluiu.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><strong><span>Oficinas</span></strong></p>
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<p><span>À tarde a programação teve continuidade com as oficinas “O melhor story para a sua escola”, “Branding Institucional”, “Redes sociais na educação: estratégias para o sucesso institucional”, “Transformando a gestão escolar com <em>Google for Education </em>e IA”, “Estratégias para rede cabeada e sem fio” e “Gestão da comunicação com aplicativos”, que foram ministradas por profissionais de diferentes áreas.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>O diretor do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon/PR, Ildemar Kanitz, parabenizou a organização do evento e sua temática. “É uma discussão necessária e que deve ser permanente, possibilitando uma maior sintonia entre as escolas da Rede Sinodal de Educação e atualização com relação aos atuais cenários relacionados à comunicação e tecnologia da informação. O ENCOMTI é um evento muito positivo, que veio para ficar. Esta primeira edição nos brinda com uma série de palestras e oficinas abrangentes, indo ao encontro da realidade e das necessidades das escolas”, valorizou.</span></p>
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<p><strong><span>Programação</span></strong></p>
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<p><span>O encerramento do primeiro dia do ENCOMTI contou com visitação às instalações do Colégio Teutônia e jantar festivo. O evento terá continuidade na manhã desta terça-feira com a palestra “Possibilidades da Inteligência Artificial Generativa”, com Edson Ahlert, profissional com formação em Tecnologia em Redes de Computadores, especialização em Tecnologias na Educação e mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, professor universitário e com atuação destacada em projetos de inovação educacional; a palestra “Estratégias de marketing para atração e fidelização de alunos e famílias”, com Raphael Dias, profissional de marketing com experiência em Marketing Educacional, especialista em produção de conteúdo, assessoria em escolas e palestras sobre estratégias de marketing pelo Brasil; e a palestra “TI & Marketing na era Pós Inteligência Artificial: o que fazer e como se preparar?”, com Juliano Kimura, palestrante do Facebook Brasil, autor do “Livro secreto das redes sociais”, eleito duas vezes melhor profissional de redes sociais pela ABCOMM e certificado em Transformação Digital, Tecnologias e Aplicações.</span></p>
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<p><span>O 1º ENCOMTI é uma realização do Colégio Teutônia, promoção da Rede Sinodal de Educação, com o apoio de Gráfica e Comunicação Visual Dallas, Starline Telefonia, BNS Expresscard, Clip Escola, Dilin Informática, Elefante Letrado, BR Bandeiras Comunicação Visual, Reeducation e Google for Education.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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<p><span>A CIC Teutônia, numa parceria com o Sebrae/RS, está recebendo inscrições para missão empresarial à 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), que ocorre em maio no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A visitação da comitiva teutoniense será no dia 22 de maio, com saída da CIC às 9h.</span></p>
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<p><span>As vagas são limitadas a 18 participantes, tendo como público-alvo Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e produtores rurais. O investimento é de R$ 215,00 por participante, com ingresso válido para os três dias do evento (para os casos de interessados em visitar a FBV por conta própria também nos dias 23 e 24 de maio). As inscrições podem ser efetuadas junto à CIC ou pelo WhatsApp (51) 99250-1992, até o dia 08 de maio.</span></p>
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<p><span>A Feira Brasileira do Varejo é considerada um dos maiores eventos do segmento no país, trazendo cases, tendências, tecnologia e muitas oportunidades de negócio. A programação completa e detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento – <a href="http://www.feirabrasileiradovarejo.com.br">www.feirabrasileiradovarejo.com.br</a></span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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A ação inicia na manhã desta terça-feira, nos pontos de maior incidência de casos da doença, a fim de eliminar os mosquitos da espécie Aedes aegypti.
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<p class="western">Tendo em vista o aumento significativo dos casos de dengue no município, a Prefeitura de Teutônia vem realizando diversas ações para combater a disseminação do vírus. Nesta terça-feira, 09 de abril, a Vigilância Ambiental em Saúde realizará a pulverização de inseticida – medida conhecida como fumacê – nos pátios e arredores das casas, em regiões onde há maior incidência de casos de dengue. A ação ocorrerá em dois períodos, das 05h às 08h da manhã e das 17h às 20h da noite.</p>
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<p class="western">Durante a aplicação, no período das 17h às 20h, a orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores mantenham as janelas e portas de suas casas abertas, para que ocorra a eliminação do mosquito também nas áreas internas. Animais de estimação devem ser retirados dos pátios, evitando a exposição direta ao químico.</p>
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<p class="western">O produto utilizado na pulverização é o Cielo-ULV, preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este contém duas substâncias em sua composição, a praletrina e a imidacloprida, que são responsáveis pela intoxicação do mosquito, resultando em sua eliminação. Vale lembrar que, aplicado na dosagem correta, o inseticida não oferece riscos à saúde humana; pelo contrário, o agrotóxico é um grande aliado no combate à dengue, dizimando o Aedes aegypti e, por conseguinte, reduzindo as chances de contágio da doença.</p>
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<p class="western"><strong>Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti</strong></p>
<p class="western">Outras medidas vêm sendo realizadas nas últimas semanas, como o mutirão de limpeza do último sábado, 06 de abril. As equipes verificaram os pátios, eliminando focos de reprodução do Aedes aegypti, e orientaram os moradores sobre medidas simples que podem evitar o acúmulo de água parada.</p>
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<p class="western">Cerca de 25 sacos de lixo foram preenchidos com materiais como garrafas, copos plásticos e embalagens de alimentos, recolhidos das calçadas, terrenos baldios e pátios.</p>
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<p class="western">Participaram da ação, servidores da Secretaria de Obras, da Vigilância Sanitária e da Vigilância Ambiental em Saúde, voluntários de outras secretarias e da própria comunidade, assim como membros da Administração Municipal.</p>
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<p class="western">O primeiro mutirão ocorreu no bairro Alesgut, região onde há o maior número de registros de casos até o momento, segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Teutônia. A previsão é que outros mutirões sejam realizados nas próximas semanas, contemplando outras áreas do município.</p>
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<p class="western"><strong>CRÉDITOS DO TEXTO:</strong> Sara Ávila/Assessoria de Imprensa</p>
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Objetivo foi interligar com as regiões promovendo o turismo do Vale do Taquari:
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<p><span>Na manhã desta segunda-feira, 08 de abril, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, Charles Rossner, e a secretária executiva, Vanessa Spindler, participaram do lançamento da 34º edição do Festival de Balonismo de Torres. O evento aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O tradicional evento torrense ocorre entre 1º e 05, de quarta a domingo, no Parque Odilo Webber Rodrigues, o Parque de Balonismo, e envolverá mais de 70 balões. </span></p>
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<p><span>Segundo Vanessa, participar deste evento mostra o papel do Vale do Taquari e o trabalho realizado na integração das regiões. “É importante sermos visto e estarmos conectados com as governanças para irmos além fronteiras, levando os produtos que o Vale do Taquari tem. Estando interligados com as regiões, promovemos o turismo do Vale do Taquari”, explica.</span></p>
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<p><span>Para o governador, Eduardo Leite, o evento fomenta o turismo na região. “Que maravilha governar esta terra que possui tantos encantos e belezas, além de atrações como esta. Temos a capital do balonismo, a cidade de Torres, proporcionando uma experiência absolutamente diferenciada e deslumbrante, o que faz com que as pessoas guardem essas imagens na memória e divulguem, o que é especialmente positivo para o Rio Grande do Sul”, afirmou.</span></p>
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<p><span>Já o secretário de turismo em exercício, Luiz Fernando Rodrigues Júnior, ressaltou que o festival não é apenas um evento, mas acima de tudo um momento turístico. “Com o título de Torres de Capital Nacional do Balonismo, temos a oportunidade de uma promoção turística muito eficiente nesse sentido. Países como a Turquia, com a Capadócia, nos inspiram a promover uma experiência similar em nosso território, que tem um grande potencial de crescimento”, disse.</span></p>
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<p><span>Durante a solenidade, balões coloridos foram inflados em frente ao Palácio e chamaram a atenção para o evento. Ao longo da tarde, as atividades continuam no estacionamento do Parque Harmonia, com exibição do voo cativo para apreciação ao público. O lançamento oficial contou com a presença do governador, Eduardo Leite, do secretário de turismo do estado, Luiz Fernando Rodrigues, do prefeito de Torres, Carlos Souza, da primeira-dama Suzi Souza, do secretário municipal de turismo, Dérick Machado, dos representantes da Amturvales e demais autoridades municipais, estaduais e federais.</span></p>
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<p><span>Jéssica Koch - Assessoria de Comunicação </span></p>
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Promoção cultural tem como tema a “Cultura Alemã em Estrela”; cada participante pode se inscrever em até duas categorias, com duas imagens diferentes. A premiação será no dia 20 de maio:
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<p>O Governo de Estrela, em parceria com o Núcleo Cultural, prorrogou as inscrições do Concurso de Fotografias “Cultura Alemã em Estrela”. Fotógrafos profissionais e amadores podem fazer a inscrição até o dia 19 de abril, em duas das cinco categorias criadas. Cada inscrição também permite que o participante inscreva duas imagens diferentes.</p>
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<p>Fotógrafos amadores e profissionais podem fazer a sua inscrição para o Concurso Cultural de Fotografias “Cultural Alemã em Estrela” até o próximo dia 19. As inscrições foram prorrogadas para ampliar a participação comunitária. Conforme o secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, a intenção é que a comunidade viva também a programação especial dos 200 Anos da Imigração Alemã no município. “Este concurso tem como objetivo ressaltar esta presença no nosso interior, na religiosidade, na gastronomia, na arquitetura e paisagismo, assim como nas artes. É também uma oportunidade para que se crie um referencial, por meio de imagens e referências de nossa cultura”, destaca Mallmann.</p>
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<p>Com a prorrogação do prazo de inscrição, houve também uma alteração no edital e datas do concurso. A análise da comissão julgadora ocorrerá entre os dias 20 e 30 de abril e a exposição dos materiais inscritos e premiados será entre os dias 15 a 31 de maio. “A premiação será mantida no dia 20 de maio – aniversário de 148 de Estrela – durante as comemorações. Esperamos um bom número de registros fotográficos para ilustrar o concurso que integra as comemorações dos 200 anos de imigração alemã em Estrela”, reforça o secretário.</p>
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<p>As inscrições estão abertas e a documentação que precisa ser entregue está disponível na internet, por meio do link <a href="https://bit.ly/ConcursoFoto24">https://bit.ly/ConcursoFoto24</a>. No Portal do Governo de Estrela está também a ficha de inscrição, que deve ser preenchida e entregue na Casa de Cultura, acompanhada da impressão das fotografias inscritas, no formato 25x38 centímetros.</p>
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<p><strong>Cinco categorias</strong></p>
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<p>O Concurso Cultural de Fotografias irá premiar cinco categorias de imagens inscritas. O tema: A Cultura Alemã em Estrela se subdivide em “Zona Rural”, “Religiosidade”, “Gastronomia”, “Arquitetura” e “Paisagismo e Artes”. “A ideia é contemplar diferentes visões e olhares para elementos que representam esta cultura junto à comunidade. Todos são riquezas imateriais que acompanham o município desde a fundação, e por isso, necessariamente devem estar neste concurso”, complementa o titular da Setcel, Joel Mallmann.</p>
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<p>Cada categoria irá premiar primeiro, segundo e terceiro lugar, com valores em dinheiro: 1º lugar: R$ 1.000,00, 2º lugar: R$ 500,00, 3º lugar: R$ 300,00. Ao todo, serão selecionadas 30 fotos para a exposição que será realizada no Centro Cultural Celso Brönstrup.</p>
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<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Nascimento</p>
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Grande presença de público e diversas atrações marcaram a inauguração do Forno da Praça, novo espaço público, turístico e de capacitação inaugurado neste sábado (06), na Praça Henrique Roolaart:
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<p>Geleia e bolachas. Crianças, idosos, famílias. Danças, música, poesia. Chimarrão, café, e é claro, muita cuca e pão também. Bons ingredientes é que não faltaram para a grande festa de inauguração do “Forno da Praça”, nome escolhido após votação popular. O espaço comunitário destinado para o incentivo da produção, comercialização e capacitação em torno da gastronomia de Estrela foi inaugurado sábado (06), na Praça Henrique Roolaart, espaço que também recebeu melhorias após sofrer com os danos recorrentes das últimas enchentes e vendavais. Apresentações da Banda de Estrela; Grupos Folclóricos; Coral do Gracie; CTG Raça Gaudéria e Núcleo Cultural de Estrela completaram a celebração.</p>
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<p>Agendada para ocorrer ao longo de toda a manhã, a festa recebeu convidados desde cedo. Não poderia ser diferente, com as delícias já sendo produzidas desde a madrugada. Os aromas estavam no ar. Não foram poucos os que saíram da Feira do Produtor, que fica ao lado, e pararam por ali mesmo para prestigiar a nova estrutura. O projeto foi inspirado em modelo de sucesso implementado e localizado na Praça das Etnias, em Gramado. São três fornos que contarão com agendamento para o uso ao longo da semana. Uma espécie de ecônomo/monitor será o responsável por essa organização e limpeza do local, que conta com uma cozinha industrial aprovada pela vigilância sanitária que é equipada para a preparação dos alimentos e armazenamento dos ingredientes e utensílios. Além de permitir o uso para a produção de tradicionais delícias da culinária local, inclusive de comunidades do interior e clubes, o espaço também será meio de capacitação e potencialização de profissionais e negócios.</p>
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<p><strong>Melhorias</strong></p>
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<p>A inauguração também celebrou um novo momento para os frequentadores da praça Henrique Roolaart e seu entorno, fortemente castigados após os últimos desastres naturais. A revitalização da praça e seus espaços contou com a reforma da “Casa Amarela”, ponto de encontro e comercialização de artesanato local, novas vagas de estacionamentos oblíquos, bancos e calçada, assim como melhorias no ajardinamento. E que parece ser apenas um canteiro, localizado em frente às novas vagas de estacionamento, trata-se uma das novidades do espaço. As flores ali escondem o primeiro "Jardim de Chuva" de Estrela, criado pelo Departamento do Meio Ambiente, e cuja função de sua estrutura é minimizar os impactos de enchentes e alagamentos, porque deixa o solo mais permeável. Ainda, está em fase de conclusão e será logo inaugurada a casa “Cristal Azul”, voltada para encontros da ONG de mesmo nome e que tem como público-alvo os autistas. </p>
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<p><strong>Público aprova</strong></p>
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<p>Livia Birck (5 anos) e Helena Siebeneichler (4) são colegas de escola. Fizeram questão de ir conhecer os fornos. Tiraram muitas fotos no local. Depois degustaram as delícias. As mães das meninas avaliaram a proposta. “Acho muito válidas essas iniciativas. Inovar, trazer coisas diferentes e boas sempre são positivas”, comenta Sirlene Birck, ao fazer referência aos fornos de Gramado, que serviram de inspiração ao modelo estrelense. “Conheço e sempre tem gente lá”, completa. “Temos agora é tirar proveito deste investimento”, opina Samantha Siebeneichler. “Bom demais ver nossas filhas aqui, vivendo isso, esse sentimento de 'casa da vó'.”</p>
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<p>E as crianças pelo jeito aprovaram as delícias. As irmãs Helena (04) e Ana Laura (10) Comares Zanatta provaram de quase tudo. “Tem cuca virada”, avisou Helena, com um copo de café com leite na mão. “O pão é bem macio”, confirmou a irmã. “E gostoso”, sentenciou. Já Clara Rodrigues Bergmann, de apenas um ano, nem precisou dizer nada. A boca cheia de pão de milho denunciava tudo.</p>
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<p><strong>Receitas da vó </strong></p>
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<p>Ingrit Link (58) e Francisca Noll (78) também posaram para muitas fotos, mas sempre de touca. Isso porque trabalham direto na cozinha, produzindo as delícias que depois foram servidas. “É fantástica a ideia; reunir pessoas ao redor da cozinha, como antigamente fazíamos”, diz Ingrit, orgulhosa por fazer parte do dia histórico. “Sem contar que ninguém tem mais forno. Faz diferença”, ressalta Francisca, tirando mais uma fornada de pão e cuca. “Tem cueca virada também. Logo, logo”, avisa.</p>
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<p>O casal João e Noeli Nol levou chimarrão para prestigiar o evento. “Está muito bonito, legal todo o espaço. A praça ficou muito melhor. Bem mais agradável. Mesmo antes da enchente e do vendaval a gente não se animava vir aqui tomar um chimarrão como estamos fazendo hoje”, diz João. Noeli comenta. “As raízes das árvores estavam expostas. Caso não tivesse cuidado, tropeçava nelas. Praticamente não tinha local para sentar. Agora tem mais bancos, área verde. Tomara que os investimentos aqui continuem e a população cuide e aproveite.” </p>
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<p>Texto: Rodrigo Angeli</p>