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O centro está em funcionamento desde o dia 15 de fevereiro deste ano e atende a todas as unidades de saúde, com exceção do CAS:
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<p class="western">Foi implantado em Teutônia, no início deste ano, o Centro Municipal de Esterilização (CME). O centro está em funcionamento desde o dia 15 de fevereiro e atende a todos os postos de saúde, com exceção do CAS, que faz a esterilização dos próprios materiais.</p>
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<p class="western">Antes da criação do CME, cada UBS/ESF era responsável pela esterilização dos materiais utilizados, como curativos, sondagem vesical e materiais odontológicos. Com a criação do centro, todos os materiais são recolhidos e destinados, em transporte adequado, ao CME.</p>
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<p class="western">O material, já utilizado, chega ao centro de esterilização pela área suja. Em seguida é direcionado a uma cuba onde passa pelo processo de higienização e secagem. Depois de seco, o material vai para a área limpa, onde é embalado em um recipiente adequado e levado para a esterilização, que ocorre em uma máquina de vapor, submetendo o material a altas temperaturas. O calor garante a eliminação de todos os organismos vivos existentes no material, prevenindo qualquer tipo de contaminação por material.</p>
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<p class="western">A coordenadora de enfermagem, Rebeka Machado, ressalta que, “com o CME, foi possível aumentar o controle dos materiais do município e garantir a correta esterilização dos objetos”. O prefeito, Celso Forneck, destaca: “No CME há um profissional especializado que é responsável por esse setor, o que garante a eficácia no processo, visando sempre proteger a população de qualquer contaminação”.</p>
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<p class="western">O Centro Municipal de Esterilização está localizado no bairro Alesgut, junto à Unidade Básica de Saúde. O município já possuía os equipamentos, que foram apenas recolhidos das unidades e centralizados no CME. Foram investidos R$ 14.550,00 em melhorias na estrutura do local.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: </strong><span>Sara Ávila</span>/Divulgação </p>
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Feriadão gera mudanças de horários em repartições públicas nesta quinta (28) e sexta-feira (29):
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<p><span>O Governo de Estrela informa os horários de atendimento do serviço público durante o feriadão da Semana Santa. </span></p>
<p><span>As partes administrativas das repartições públicas municipais terão expediente até a quinta-feira (28) pela manhã, às 11h30min. </span></p>
<p><span>A Secretaria Municipal de Educação (Smed) terá atendimento ao público também funcionando até este horário, mas as escolas terão atendimento normal neste dia. Na sexta-feira (29) não haverá atendimento escolar.</span></p>
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<p><span>Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá atendimento nesta quinta-feira (28) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Boa União e Central, no horário das 7h às 17h. As unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) – Moinhos, Imigrantes, Indústrias – estarão atendendo das 7h30min às 12h também nesta quinta-feira (28). A vacinação também ocorre. Durante o feriado de sexta-feira (29) não haverá atendimento nas unidades de saúde. Em caso de necessidade, o </span>PA+<span> e o Hospital Estrela poderão ser procurados.</span></p>
<p><span style="text-decoration: underline;"><span>_______________________________________________</span></span></p>
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<p><span style="text-decoration: underline;"><span>Texto</span></span><span>: Júlio César Lenhard</span></p>
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Participantes podem optar pelas modalidades de corrida e caminhada, também haverá percurso Kids:
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<p>Estão abertas as inscrições para a 3ª Rústica de Poço das Antas, que acontece no dia 5 de maio, nas modalidades de corrida 3Km, 5Km e 10Km, caminhada de 3Km e percurso Kids de 50 metros, de 3 a 6 anos, 100 metros, de 7 a 10 anos, e 150 metros, de 11 a 13 anos. O evento é promovido pela Administração Municipal de Poço das Antas com apoio da Cooperativa Sicredi Ouro Branco.</p>
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<p>As inscrições acontecem por meio do site <a href="http://www.trichip.com.br">www.trichip.com.br</a>, pesquisando por “3ª Rústica de Poço das Antas”, onde também consta o regulamento. O prazo máximo para se inscrever será até às 12h do dia 5 de abril. Os valores das inscrições são conforme a modalidade: R$ 50,00 para os percursos de corrida; R$ 35,00 para a caminhada e R$ 20,00 para a modalidade Kids. O pagamento da inscrição ocorre através do site e pode ser via PIX, boleto ou cartão de crédito. O kit do participante, incluso no valor da inscrição, também é conforme a modalidade:</p>
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<p>• Corrida (3Km, 5Km e 10Km) - camiseta do evento, numeral de peito, chip, squeeze, sacola esportiva e medalha de participação para quem concluir o percurso;</p>
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<p>• Caminhada (3Km) - camiseta do evento, squeeze e sacola esportiva;</p>
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<p>• Kids (3 a 13 anos - 50 metros, 100 metros, e 150 metros) - camiseta do evento e medalha de participação para quem concluir o percurso;</p>
<p> </p>
<p>Nas modalidades de corrida (3Km, 5Km e 10Km) haverá pódio com premiação em troféu do 1º ao 5º colocado geral, nos naipes masculino e feminino. Também haverá pódio e premiação em medalha para o 1º ao 3º colocado nas faixas etárias de cada percurso, também nos naipes masculino e feminino: 14 a 23 anos, 24 a 33 anos, 34 a 43 anos, 44 a 53 anos, 54 a 63 anos e 64 anos ou mais.</p>
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<p>O credenciamento e a retirada do kit para a Rústica ocorrerão no dia da prova, 5 de maio, a partir das 7h, em frente à Praça Municipal, mediante apresentação de documento com foto. A retirada dos kits também poderá ser realizada no dia anterior à prova junto à Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo na Prefeitura Municipal de Poço das Antas no horário de atendimento (7h30-11h30 / 13h-17h).</p>
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<p><strong>Largadas</strong></p>
<p>O cronograma de largadas respeitará a seguinte ordem: percurso Kids às 8h15; corrida 3Km, às 8h30; corrida 5Km, às 8h30; corrida 10Km, às 8h35; e caminhada 3Km, às 8h40.</p>
<p> </p>
<p>Diante qualquer dúvida ou informação, contate pelo telefone/WhatsApp (51) 99265-9739 ou na Secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas.</p>
<p><span>Na noite desta terça-feira (26) a CIC Teutônia realizou Assembleia Geral Ordinária. Tendo por local a Sede da entidade empresarial, a ordem do dia destacou prestação de contas para deliberação da assembleia, compreendendo relatório de atividades, demonstrativos contábeis e parecer do Conselho Fiscal sobre as contas de 2023; fixação da contribuição dos associados; e assuntos diversos.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span> O presidente Renato Lauri Scheffler enalteceu o trabalho de representatividade da entidade. “A CIC Teutônia representa seus 539 associados de diversas maneiras, além de ofertar diferentes serviços e ser referência na organização de eventos. No nosso escopo, um dos principais objetivos é a representação dos empresários, levando suas demandas e necessidades adiante”, disse, citando o trabalho junto à Federasul, em especial a luta contra o aumento de impostos no Rio Grande do Sul. “A população, o consumidor final irá pagar essa conta, todos serão prejudicados. As empresas gaúchas terão ainda mais dificuldades diante da concorrência de empresas de outros estados, o setor primário será duramente afetado e a população perderá poder de compra”, enumerou.</span></p>
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<p><span> Scheffler ainda citou os 25 anos da entidade, que serão comemorados no próximo dia 01 de dezembro. “Somos uma entidade jovem, mas reconhecida no Estado pelo trabalho desenvolvido”, valorizou.</span></p>
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<p><span> <strong>Relatório de atividades</strong></span></p>
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<p><span> A diretora executiva, Carina Schulte Bolfe, apresentou o relatório de atividades da entidade no exercício de 2023. Além de indicadores, falou da revisão do mapa estratégico. “Realizamos ajustes e atualizamos definições de objetivos estratégicos, com foco na inovação empreendedora, olhar para o ambiente de negócios e interesse comum do quadro social. Seguimos discutindo algumas ações nesse sentido”, disse.</span></p>
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<p><span> Entre os números, trouxe dados relacionados aos eventos, ações e serviços prestados no último ano. Destaque para o lançamento do Podcast da CIC, reforma do escritório, organização de grandes eventos, posse da nova Diretoria, atividades pelo Dia do Associativismo, três edições do Happy Hour Empresarial, cursos de gastronomia e ampliação da cozinha da entidade, organização do Feirão do Comércio e apoio ao Prêmio Destaques da Economia de Teutônia, estruturação do primeiro Piquete do Associativismo, a 1ª Semana do Empreendedor, a 2ª Convenção CIC, o 17º Feirão de Veículos Seminovos, organização e início das vendas de estandes para a Festa de Maio 2024.</span></p>
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<p><span> Carina ainda valorizou as 31 capacitações e 1.217 pessoas capacitadas em 2023, 280 locações das estruturas da entidade, a participação de 128 empresas no Liquida Teutônia, três ações do Revive Boa Vista, com recolhimento de 760 itens na campanha do lixo eletrônico, campanha de vitrines de Natal com 20 participantes, campanha promocional de Natal iniciada em setembro e com 133 empresas participantes, serviços de convênios, oferta de 123 vagas de emprego pelo site da entidade, 930 vidas cobertas nos serviços com a Unimed, 40,8 mil consultas ao SCPC, três encontros com associados e mais de 100 pessoas participantes no projeto Somos CIC, 131 linhas de telefonia móvel e indicadores do setor de comunicação.</span></p>
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<p><span> Adiantando o planejamento da CIC para 2024, Carina citou a organização do 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, já realizado em março; a Festa de Maio 2024, de 28 de maio a 02 de junho; nova edição do Feirão do Comércio para o mês de julho; e Feirão de Veículos Seminovos no segundo semestre. “Também estamos trabalhando na organização do 1º Fórum ‘Como queremos Teutônia’, a ser realizado ainda no primeiro semestre. Vamos priorizar o pensamento de forma estratégica, reunindo diretoria e associados para a elaboração de documento que possa servir de base aos candidatos ao Executivo Municipal. A intenção é termos coesão de demandas num trabalho desenvolvido com todos os postulantes ao cargo de prefeito de Teutônia”, valorizou.</span></p>
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<p><span> A diretora ainda mencionou a organização de Missão Empresarial para Minas Gerais, em setembro, e convidou a todos para o 11º Jantar Baile da CIC, que será no dia 30 de novembro, com programação especial pelos 25 anos da entidade, celebrados no dia 01 de dezembro de 2024. Outro projeto que começa a tomar forma é a Arena CIC, complexo esportivo e multiuso na área ao lado da sede da entidade. “Será mais um espaço à disposição dos nossos associados e da comunidade”, resumiu Carina.</span></p>
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<p><span> Por fim, os demonstrativos contábeis de 2023 foram apresentados pela contadora da entidade, Clarinice Fritzen, seguida de leitura do parecer do Conselho Fiscal e votação para fixação da contribuição dos associados.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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Corrida que tem caráter solidário reuniu 1.5 mil mulheres de 56 municípios de todo o Estado, SC e até do Paraguai:
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<p>Já transcorrido um bom período para as 1.5 mil mulheres recuperarem as energias após os cinco quilômetros de corrida e caminhada percorridos, e também dos envolvidos comemorarem a participação e os números alcançados, a 3ª Run More deu, nesta terça-feira (25), capítulos finais à prova de 2024. Em cerimônia realizada na prefeitura, o Governo de Estrela e a patrocinadora Run More fizeram os repasses dos recursos obtidos através das inscrições – descontados os ônus com toda a organização. Foram mais de R$ 55 mil doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, parceira da iniciativa desde sua criação, quando a prova, em bem menor escala que hoje alcança, ainda chamava-se “Só Elas”, mas já tinha importante objetivo filantrópico. </p>
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<p>Na terceira edição da Run More – a nona prova promovida pelo Governo de Estrela exclusiva para as mulheres – reuniu mais de 1.5 mil participantes de 56 municípios, 300 mulheres a mais do que na edição passada e número seis vezes maior do que a edição de estreia em 2015. E o alcance só não foi ainda mais abrangente porque as inscrições foram limitadas a fim de garantir a qualidade do evento, desde os kits distribuídos, serviços oferecidos, premiação em suas 12 categorias e muito mais. Aumentar o número de participantes, visto a crescente demanda e interesse, é um dos desafios já citados para a décima edição.</p>
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<p><strong>Repasse</strong></p>
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<p>Participaram da cerimônia o Prefeito de Estrela, Elmar Schneider; o vice-prefeito João Carlos Schafer; o representante da Câmara de Vereadores, Douglas Daroit; os secretários municipais de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann; da Educação (Smed), Elisângela Mendes, e da Administração, César Augusto Pereira da Silva. Ainda, os diretores da Run More, Lia, Alexandre a Ana Dullius; a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Anelise Haussmann; e demais convidados, entre eles representantes do Lions e Rotary Estrela, assim como demais patrocinadores e apoiadores da corrida. </p>
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<p>Um dos idealizadores do evento, Júlio Saldanha, coordenador de esportes da Setcel, destacou. “Já é uma rica história, ainda mais quando lembramos daquelas primeiras 200 participantes em nossa estreia, que renderam na ocasião R$ 200 de repasse para a Liga. Grande trajetória em todos os sentidos.” O secretário de Setcel, Joel Mallmann, resumiu. “Resultado do trabalho e dedicação de muitas mãos.” A presidente da Liga, Anelise Haussmann, reconheceu. “Somos muito gratas, e não há como não. Não precisamos mais vender rifas a todo momento em todos os lugares para financiarmos nosso trabalho. Com os repasses, como o de hoje e o ocorrido no final de semana através da celebração de Páscoa com o Padre Alessandro Campos, no Parque Princesa do Vale, a gente tem conseguido nos empenhar ainda mais no nosso único propósito, na nossa luta. Muito obrigado de coração.”</p>
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<p>O prefeito Schneider finalizou. “Este evento é sinônimo de sucesso em todos os sentidos. Basta vermos os números, inclusive quanta gente movimentou, de tudo que é lugares. Tudo é fruto de um trabalho árduo e conjunto de muitos. Cada um de sua maneira, no seu propósito, sejam os diversos voluntários que trabalham no apoio sempre, sejam os fundamentais patrocinadores e todos os demais envolvidos. Por isso a corrida Run More também tem uma gama de consequências. Ela é amor, é dedicação, é saúde, solidariedade, turismo e muito mais, mas acima de tudo, um exemplo de como juntos podemos buscar fazer o bem sempre e melhor a cada ano.” Depois de uma apresentação de números da prova por parte dos diretores da Run More, onde foi feito o convite para a edição 2025 e foi revelado o valor oficial a ser repassado (R$ 55.010,64), ocorreu a entrega do cheque simbólico, em clima de muita emoção e alegria. </p>
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<p><strong>Promoção</strong></p>
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<p>A Run More foi uma promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), com patrocínio da Run More e apoio de Medical San; Felice Clínica Estética; Revitaleve – Farmácia de Manipulação; Univale - distribuidora de bebidas; Unimed VTRP; Florestal Alimentos e Arabesco Acabamentos. Mais informações pelo perfil @runmore.corrida e pelo telefone 3981-1046.</p>
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<p class="gmail-standard"><strong><span style="text-decoration: underline;">______________________________________________</span></strong></p>
<p><span style="text-decoration: underline;">Texto</span>: Rodrigo Angeli</p>
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Objetivo é vacinar quase 14 mil pessoas em Estrela e a primeira manhã de campanha já teve movimentação nas unidades:
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<p>Iniciou na manhã desta segunda-feira (25), em todo o País, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Inicialmente estão sendo chamados os grupos prioritários. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A estimativa estrelense é de 13,8 mil pessoas.</p>
<p> </p>
<p>O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma iniciativa do governo brasileiro criada em 1973 com o objetivo de controlar, eliminar e erradicar doenças por meio da vacinação em massa da população. A campanha anual de vacinação contra a gripe tem como objetivo principal proteger os grupos mais vulneráveis contra as complicações decorrentes da infecção pelo vírus influenza, entre estes idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.</p>
<p> </p>
<p><strong>Os primeiros a chegarem para a imunização </strong></p>
<p>Na primeira manhã de vacinação os números foram satisfatórios segundo o setor de vacinação da Secretaria de Saúde de Estrela. Na Unidade Básica de Saúde Central, 34 pessoas receberam imunização contra a Influenza, enquanto que 61 pessoas receberam vacinas de rotina. </p>
<p>Durante essa segunda-feira (25), a moradora da Linha São Luís, Sílvia Hammes, de 70 anos, foi até a UBS Central realizar a imunização. “Há muitos anos já faço a vacina e não vou deixar de fazer. Desde então não tive mais gripe e isso significa que ela me faz bem”, afirma.</p>
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<p><strong>Locais e horários</strong></p>
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<p>Os locais e horários para a vacinação foram cuidadosamente definidos para garantir acesso amplo e eficiente à população. As seguintes áreas foram designadas para a campanha:</p>
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<li> Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.</li>
</ul>
<p> </p>
<ul>
<li> Imigrantes e Auxiliadora: será destinado a pessoas com mais de 4 anos.</li>
<li> No SAE (Serviço de Assistência Especializada) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial): exclusivo para usuários do serviço.</li>
</ul>
<p> </p>
<ul>
<li> Moinhos e Indústrias: datas específicas serão coordenadas para realização de mutirões.</li>
</ul>
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<ul>
<li> Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde em roteiro itinerante durante o mês de abril, com o apoio de profissionais capacitados, conforme o cronograma a seguir:</li>
</ul>
<p><em>02/04 - Delfina </em></p>
<p><em>03/04 - Arroio do Ouro e São Jacó </em></p>
<p><em>04/04 - Geraldo</em></p>
<p><em> 05/04 - São José e Costão </em></p>
<p><em>10/04 - Wolf e Glória </em></p>
<p><em>15/04 - Lenz </em></p>
<p><em>22/04 - Nova Morada e Novo Paraíso </em></p>
<p><em>24/04 - Wink</em></p>
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<p> Uma mudança administrativa significativa neste ano é que, a pedido do Ministério da Saúde – geral para todos os municípios – será exigida a adoção do registro nominal, um método mais preciso para rastrear a vacinação, exigindo a anotação do CPF e outros dados individuais, semelhante ao sistema implementado durante a campanha contra a Covid-19.</p>
<p> </p>
<p><strong>Grupos prioritários</strong></p>
<p> </p>
<p>Entre estes estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A vacina Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.</p>
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<p><strong>Sobre a Influenza</strong></p>
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<p><em>A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaléia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.</em></p>
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<p><strong> Podem se vacinar:</strong></p>
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<li>Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;</li>
<li>Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;</li>
<li>Trabalhadores da Saúde;</li>
<li>Gestantes;</li>
<li>Puérperas;</li>
<li>Professores dos ensinos básico e superior;</li>
<li>Povos indígenas;</li>
<li>Idosos com 60 anos ou mais;</li>
<li>Pessoas em situação de rua;</li>
<li>Profissionais das forças de segurança e de salvamento;</li>
<li>Profissionais das Forças Armadas;</li>
<li> Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);</li>
<li>Pessoas com deficiência permanente;</li>
<li>Caminhoneiros;</li>
<li>Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);</li>
<li>Trabalhadores portuários;</li>
<li>Funcionários do sistema de privação de liberdade;</li>
<li>População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). </li>
</ul>
<p> </p>
<p><strong>______________________________________________</strong></p>
<p> </p>
<p>Texto: Júlio César Lenhard e Rodrigo Angeli</p>
<p><span>No sábado (23) o Colégio Teutônia realizou e sediou o 20º Troféu Teutônia de Atletismo, evento que teve o apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs); Prefeitura de Teutônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer; Prefeitura de Westfália; Sicredi; e Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense (Acerte).</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Disputada na Pista Atlética do Colégio Teutônia, mais de 250 atletas, nos naipes masculino e feminino, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Adulto, estiveram representando 11 equipes gaúchas. Além da anfitriã Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Sicredi/Acerte, que conta com o apoio das Prefeituras de Teutônia e de Westfália, ainda estiveram representadas AAVA (Lajeado), Mauá (Santa Cruz do Sul), Campo Bom, Sinodal (São Leopoldo), Ascort (Torres), AMO (Santa Cruz do Sul), Sogipa (Porto Alegre) Ivoti A e B, ANR (Ijuí) e IENH (Novo Hamburgo).</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Pela equipe teutoniense, representada por cerca de 50 atletas, conquistaram a medalha de ouro Antônia Forneck Gewehr, Antônia Hennemann Brune, Júlia Wolf e Theodora Hennemann Brune no revezamento 4x50m Sub-12; Pietro Schwarz Guimarães no salto em altura Sub-14; Lucas Vogt no salto em distância Sub-14; Caio Augusto Konrad, Gabriel Schwingel, Lucas Vogt e Pietro Schwarz Guimarães no revezamento 4x60m Sub-14; Alexander Boniface nos 1000m rasos Sub-16; Enzo Hauschild no lançamento do martelo Sub-16; Mateus Carvalho nos 1500m rasos Sub-18; Davi Kaefer nos 400m rasos Adulto; Gustavo Becker, Murilo Brune, Gustavo Rothmund e Alexander Boniface no revezamento medley Sub-16/18.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>Levaram a medalha de prata Arthur Oliveira, Benício Sulzbach, Heitor Altevogt e Joaquim Bloemker no revezamento 4x50m Sub-12; Caio Augusto Konrad no salto em distância Sub-14; Caique Gabriel Hergemoller no lançamento do disco Sub-16; e Gustavo Rothmund nos 1500m rasos Sub-18.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>A medalha de bronze ficou com Antônia Hennemann Brune no lançamento de pelota Sub-12; Valentina Barth nos 250m rasos Sub-16; Enzo Hauschild no lançamento do disco Sub-16; Caíque Gabriel Hergemoller no lançamento do martelo Sub-16; Sofia Bayer no salto em distância Sub-18; Felipe Andrei Muller no lançamento do martelo Adulto; Fernanda Prediger, Isabelle Wietholter, Sofia Bayer e Valentina Barth no revezamento medley Sub-16/18.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span> Os professores e treinadores Laudenor Brune e Iurquen Roese valorizam o desempenho do grupo e se dizem otimistas para a temporada. “A equipe foi muito bem, com alguns destaques individuais e, principalmente, nas provas de revezamento. Ainda vamos evoluir muito durante o ano”, ressaltam.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span> O treinador da Sogipa, José Haroldo Loureiro Gomes (Arataca), um dos principais nomes ao falarmos do atletismo brasileiro, parabenizou o Colégio Teutônia pela organização e êxito do tradicional campeonato. “Essas competições, como Troféus, são uma excelente oportunidade para as equipes filiadas à Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo nossas categorias de base. É daí que nascem nossos futuros atletas, as novas gerações. Ao mesmo tempo, mobilizam e movimentam as forças vivas da comunidade, é sim toda uma cidade em função do atletismo gaúcho. Os Troféus Teutônia, IENH, Mauá, Ivoti e Lajeado, que já são tradicionais e exitosos eventos, passaram a ser uma grande ponte com o atletismo gaúcho e sua comunidade. Pelo que propicia e estabelece esse tipo de evento atlético, estão todos de parabéns”, menciona Arataca em mensagem enviada à organização do Troféu Teutônia de Atletismo.</span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span> As próximas competições das quais a Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Sicredi/Acerte participa ocorrem nos dias 27 de março, com a classificatória dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na Sogipa, em Porto Alegre; e o Troféu Mauá, em Santa Cruz do Sul, no dia 20 de abril.</span></p>
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<p><span> <strong>Circuito dos Vales</strong></span></p>
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<p><span> No domingo (24) ocorreu a primeira etapa do Circuito dos Vales 2024, considerado um dos maiores circuitos de corrida de rua do Estado e o maior do interior do Rio Grande do Sul.</span></p>
<p><span>Santa Clara do Sul recebeu mais de 1,4 mil competidores. A Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Sicredi/Acerte esteve representada, com destaque para Mateus Carvalho e Alexander Boniface, que apesar da pouca idade, subiram ao pódio na categoria geral adulto.</span></p>
<p><span>Mateus foi campeão geral dos 5km, com a marca de 17min16seg, e Alexander foi vice-campeão geral adulto dos 3km, com a marca de 10min24seg.</span></p>
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<p><span> </span></p>
<p><span> </span></p>
<p><span>TEXTO – Leandro Augusto Hamester</span></p>
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Programação foi realizada na manhã de sábado, dia 23, e contou com a parceria do Município de Westfália:
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<p>Com objetivo de reunir as famílias para momentos especiais e de memórias afetivas, a Klain Alimentos promoveu na manhã de sábado, dia 23 de março, a terceira edição do evento “Uma Páscoa com deliciosos momentos”. Mais de 1,5 mil pessoas prestigiaram a programação, confirmando o sucesso da atividade, que já se consolida no calendário de eventos de Westfália.</p>
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<p>Neste ano, a caça ao ninho reuniu em torno de 500 crianças. A programação contou também com presença do coelho, que distribuiu presentes e carinho entre o público infantil. Além disso, ainda teve pintura facial, escultura em balões, pernas-de-pau e palhaços, brinquedos infláveis e mateada com a erva-mate Natumate.</p>
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<p>A gestora de marketing da Klain Alimentos, Débora de Andrade, define a terceira edição do evento como um grande sucesso, envolvendo colaboradores e clientes em uma atmosfera de alegria e celebração. “Com a missão de gerar experiências memoráveis e momentos de felicidade para o público, a Klain mais uma vez superou as expectativas, proporcionando uma celebração repleta de encanto e sabor. Cada detalhe feito refletia o compromisso da empresa em oferecer o melhor aos seus clientes”, enalteceu ela.</p>
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<p>A Klain Alimentos expressa sua gratidão ao público presente pela confiança depositada e pela grande participação. “O evento não apenas reforçou os laços entre a empresa e comunidade, mas também trouxe à tona sorrisos genuínos e memórias que serão lembradas por muito tempo. Que esta Páscoa seja apenas o começo de muitas celebrações felizes e experiências inesquecíveis proporcionadas pela Klain”, pontuou Débora.</p>
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<p>“Uma Páscoa com deliciosos momentos” é uma realização da Klain Alimentos. Nesta edição, a parceria foi do Município de Westfália, da erva-mate Natumate e da Teutonet.</p>
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<p><em>TEXTO E FOTOS: AI Westfália</em></p>
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Declaração de imposto de renda, livro-caixa, E-Social e empregados serão os temas abordados:
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<p>A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, por meio da vice-presidência do Agronegócio, realiza no dia 17 de abril o Encontro do Agro, que tratará sobre “Obrigações legais do produtor rural”. Na ocasião, serão abordados os seguintes temas: declaração do Imposto de Renda, livro-caixa, E-Social e empregados.</p>
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<p>O evento é gratuito e inicia às 14h, tendo como local o auditório da Cacis e tendo como palestrante Nelcir Zamprogna, sócio-proprietário da AgroFiscal. “São temáticas de suma importância e que geram muitas dúvidas entre os nossos produtores rurais. Por isso, preparamos este encontro, para que os nossos produtores possam esclarecer suas dúvidas sobre os temas que serão abordados”, frisam o presidente da Cacis, Claus Wallauer, e o vice-presidente do Agronegócio, Douglas Sulzbach.</p>
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<p>Produtores rurais interessados podem confirmar presença até o dia 15 de abril pelo telefone (51) 3712-1900, WhatsApp (51) 98465-0021 ou, ainda, pelo e-mail <a href="mailto:cacisestrela@cacisestrela.com.br">cacisestrela@cacisestrela.com.br</a> .</p>
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<p>O Encontro do Agro é uma realização da Cacis Estrela, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela e AgroFiscal. O patrocínio é de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Daniel Aires e Rodrigo Bandeira - Corretores Franqueados Prudential do Brasil, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, Launer Química, Dinna, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana e Grupo A Hora.</p>
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<p><strong>CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer</strong></p>
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Evento organizado pela CIC Teutônia ocorreu no dia 22 de março e reuniu cerca de 100 participantes:
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<p><span>Na sexta-feira (22), a CIC Teutônia realizou a primeira edição de 2024 do seu tradicional Almoço Empresarial, evento que contou com cerca de 100 participantes. O professor e contador Altair Antônio Toledo, que atua na KPMG há 27 anos, abordou o tema “Os impactos da Reforma Tributária para as empresas”.</span></p>
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<p><span>Para o palestrante, trata-se de uma temática complexa e que precisa ser discutida, pois inevitavelmente impactará a todos. Ele apontou que o principal ponto da reforma será a substituição de toda a tributação de consumo que temos hoje – PIS, Cofins, ICMS e IPI – por uma nova sistemática. “A ideia central é que tenhamos simplificada a tributação e diminuída a quantidade de legislações, porque hoje só de ICMS são 27 leis diferentes. Após, passaremos a ter o imposto (IVA) que substituirá os demais. É para melhorar o ambiente de negócios no Brasil e gerar mais empregos”, argumentou.</span></p>
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<p><span>Segundo Toledo, há pontos preocupantes e alguns setores serão mais beneficiados em detrimento de outros. “Haverá redução da carga tributária na indústria, porém, quando falamos em serviços e do agro, devemos ter aumento.” Os serviços vendidos de uma empresa para a outra, exemplificou, não terão muitos empecilhos, visto que a empresa que compra tomará os créditos. “Mas as empresas que atendem diretamente a população, como segurança, educação, serviços médicos, terão aumento de carga tributária, o que trará inflação dos serviços”, citou. No caso do agro, também haverá aumento de tributos, o que resultará num encarecimento dos alimentos.</span></p>
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<p><span>Apontou ainda a discussão com o Governo do Estado sobre o aumento da cesta básica, cujo decreto passará a valer a partir de 01 de abril. “Estamos unindo esforços com a Federasul e outras entidades para reverter esse assunto, pois irá impactar toda a população. Estamos em luta com o Governo do Estado para que volte atrás com os decretos, mas, por enquanto, prevalece o que foi decidido. Queremos entender o motivo do governador retirar alguns itens da cesta e retirar incentivos de outros itens que não necessariamente estavam na cesta básica”, apontou.</span></p>
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<p><span>O contador alertou que é importante que a população também se manifeste. “Se o governador perceber muitas pessoas contra, vai repensar. A luta, hoje, parece ser apenas para beneficiar as empresas, uma vez que são essas as entidades mais mobilizadas. Pensam que é contra o corte de incentivo para a empresa, mas não é isso. É sobre o aumento dos impostos para a população”, comentou. Segundo ele, ainda é possível modificar a lei com textos complementares, oportunidade pela qual representantes de diversos setores podem se mobilizar e contribuir para uma reforma que melhor beneficie a todos.</span></p>
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<p><strong><span>Doerá no bolso</span></strong></p>
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<p><span>Apesar do período de transição do novo sistema tributário ir até 2032, algumas reformas já passam a valer em 2026, como é o caso do IPVA. “É uma reforma do consumo, mas também traz mudanças na regra de patrimônio, a exemplo do imposto de veículos. Hoje tanto faz se o seu carro é à gasolina, álcool ou elétrico, o imposto é o mesmo. Mas com a reforma, o IPVA passará a ser progressivo, ou seja, quem tiver carro mais potente movido a gasolina vai pagar mais imposto do que aquele que tem um carro híbrido ou elétrico. Vai impactar bastante, porque a maioria dos carros hoje são à gasolina”, exemplificou.</span></p>
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<p><span>A temporada de Almoços Empresariais da CIC Teutônia em 2024 conta com o patrocínio de Certel, Colégio Teutônia, Dinda Card, Fabricato Pré Moldados, Reinigend, Sicredi, Zart Supermercados e Univates, com apoio do Grupo Popular.</span></p>
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<p><span>TEXTO – Camille Lenz da Silva e Leandro Augusto Hamester</span></p>